Cidade

Enel diz que só em 2022 trocou mais de 800 postes em Niterói

Poste fica a menos de 20 metros de uma escola. No local funciona um ponto de ônibus.

A Enel Distribuição Rio diz que só em 2022 trocou mais de 800 postes avariados em Niterói, o que representa uma média de mais de dois postes substituídos por dia na cidade. Entretanto, a população continua reclamando de postes avariados e com ferragens expostas. A companhia informou também ao cidadedeniteroi.com que, em relação à manutenção preventiva de postes, possui um plano de conservação permanente e que realiza periodicamente inspeções de campo. Solicitamos a relação dos postes substituídos em 2022 pela companhia, mas não nos foi apresentada.

Um poste que preocupa com ferragens expostas, fica na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, Zona Sul de Niterói. De acordo com moradores da região o problema já é observado há muito tempo. O poste fica localizado em frente ao número 417, exatamente onde fica um ponto de ônibus e a menos de 20 metros do Colégio MV1, onde há um fluxo grande de crianças e adolescentes. Após o recebimento de uma denúncia, o cidadedeniteroi.com esteve no local e confirmou o problema no início de março. Na época solicitamos um posicionamento da Enel, que afirmou que “a estrutura já foi incluída no cronograma de reparos da Enel, com execução do serviço prevista para este mês.” Já estamos em meados de maio e nada foi feito.

 

Quem passa pela Estrada Leopoldo Fróes, exatamente entre os tradicionais clubes da cidade, Iate Clube Icaraí e Praia Clube São Francisco, se depara também, todos os dias, com uma cena que gera preocupação. O registro que foi feito em abril, após denúncias, mostra a base de um poste da ENEL no local com ferragens totalmente expostas para o lado onde transitam milhares de carros por dia em direção à Região Oceânica de Niterói, Pendotiba e outras regiões. E boa parte do revestimento em concreto está quebrado. A via, é uma das principais vias de ligação do munícipio.

O mau estado de conservação do poste deixa moradores, motoristas e pedestres que em sua maioria praticam exercícios físicos no local, apreensivos com medo de um eventual acidente com o aparelho, como uma possível inclinação e até mesmo queda.

Estrada Leopoldo Fróes, exatamente entre os tradicionais clubes da cidade, Iate Clube Icaraí e Praia Clube São Francisco.
O poste apresenta ferragens totalmente expostas para o lado onde transitam milhares de carros por dia em direção à Região Oceânica de Niterói, Pendotiba e outras regiões.

Em nota, no mês de abril, a Enel Distribuição Rio disse que o serviço de substituição dos postes mencionados em Niterói, na rua Gavião Peixoto (próximo ao número 417) e na Estrada Leopoldo Fróes (entre os tradicionais clubes da cidade), precisou ser reprogramado para ocorrer até o próximo dia 30/04, só que já estamos em 14/05 e nada foi feito pela companhia.

Também questionamos a Enel sobre a rotina de manutenção preventiva da empresa para os postes em toda a cidade, e a empresa respondeu argumentando que possui uma rotina de inspeção de postes para identificar os que precisam ser reparados ou substituídos. “Aqueles que se encontram em situação de risco iminente à população e ao sistema elétrico são substituídos imediatamente pela distribuidora. Os postes que precisam de manutenção, mas não apresentam risco iminente de queda, são incluídos em um cronograma de serviços a serem executados de acordo com o planejamento da companhia. Somente em Niterói, em 2022, a Enel Rio substituiu 823 postes.” disse.

“Com as inspeções, é possível identificar tecnicamente casos que oferecem riscos à segurança e promover a substituição dos postes danificados. Essas ações são realizadas em toda a extensão do município, com a atuação de técnicos e equipes em escalas de 24 horas, 7 dias por semana. Após as inspeções, a correção do defeito é programada conforme o risco e a necessidade, devendo ser avaliado também a necessidade de desligamento da rede para a segurança do trabalho.” informou a companhia.

A Enel justifica que eventos climáticos como chuvas intensas acompanhadas de fortes ventos e descargas atmosféricas e quedas de árvores são fatores que danificam as estruturas, causando avarias nos postes da área de concessão. No caso dos postes citados, os problemas são referentes a ferragens expostas e falta de manutenção. “Além disso, em toda área de concessão Rio, a região de Niterói é a que concentra a maior recorrência de abalroamento em postes motivado por terceiros. No último ano, a companhia realizou significativos investimentos para a substituição de mais de 800 postes avariados.” disse.

Ao ser questionada, a distribuidora reforçou ainda que ao identificar um poste danificado ou abalroado em um acidente de trânsito, a população deve acionar a Enel, “que segue à disposição dos clientes através dos canais digitais ou em suas lojas físicas”, entretanto, a população reclama por não conseguir com facilidade solicitar e efetivar uma troca de poste danificado na cidade.

A empresa é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Niterói, para apurar falhas na prestação de serviços à população. “A CPI da Enel está acompanhando de perto os relatos dos comerciantes de Niterói sobre problemas com a companhia elétrica. A CPI seguirá investigando as denúncias e cobrando a Enel a apresentação de soluções para os problemas identificados.” disse o vereador Leonardo Giordano, presidente da CPI.

  • Quem quiser denunciar um poste em estado de risco, com avarias, torto, com ferragens expostas, com falta de poda em árvores na fiação elétrica, e etc, pode enviar fotos e vídeos para o nosso e-mail jornalcidadedeniteroi@gmail.com, com a localização do poste citado, que iremos divulgar.
To Top