Agenda

Niterói inaugura o Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador

Divulgação
Divulgação

Niterói ganha mais um um parque naturalizado, o terceiro da nossa cidade, desta vez dentro do Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador, localizado na Zona Norte. A inauguração será neste sábado (13), das 9h às 12h, com várias atividades infantis como contação de histórias, brincadeiras ao ar livre e apresentação de talentos.

O novo equipamento é um espaço desenhado a partir das características do terreno, com brinquedos construídos com elementos naturais que incentivam crianças a partir dos 3 anos a brincarem ao ar livre, além da convivência e o vínculo com a natureza. A instalação de parques com essas características integra o conjunto de ações voltadas para a primeira infância, desenvolvidas na cidade desde 2020.

Até 2024, a previsão é que a cidade tenha 15 espaços do tipo, em regiões mapeadas com base em áreas de vulnerabilidade social, reservas ambientais, infraestruturas urbanas e equipamentos públicos, como postos de saúde e Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs).

Este será o terceiro parque naturalizado do município. O primeiro foi construído em parceria com o Instituto Alana, na Praça Flávio Palmier, no Barreto. Até 2024, a previsão é que a cidade tenha 15 espaços do tipo, em regiões mapeadas com base em áreas de vulnerabilidade social, reservas ambientais, infraestruturas urbanas e equipamentos públicos, como postos de saúde e Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs).

Maria Carolina Campos é engenheira ambiental da SMARHS e acompanhou todas as etapas do planejamento. “O projeto prevê a divisão do parque em zonas de brincar para crianças de idades variadas, onde cada zona oferece diferentes interações, estímulos e complexidades. O Parque Floresta do Baldeador tem grande potencial para essas iniciativas, que em breve serão ampliadas para outros parques geridos pela Secretaria de Meio Ambiente”, explica.

A inauguração do equipamento, neste sábado, é aberta ao público, das 9h às 12h, com várias atividades infantis como contação de histórias, brincadeiras ao ar livre e apresentação de talentos. O Parque Floresta do Baldeador fica na Estrada Bento Pestana, nº 947, bairro Baldeador.