Política

Bicicletas compartilhadas em Niterói devem começar até o final de 2023

Reprodução
Reprodução
11 de maio de 2023 às 11:14

Nesta quarta-feira (10), o prefeito de Niterói, Axel Grael, sancionou a lei que institui o serviço público de bicicletas compartilhadas. De acordo com o prefeito, a ação é uma grande conquista para a cidade. “A lei das bicicletas compartilhadas será um grande passo para a nossa cidade que já possui hoje uma das ciclovias mais movimentadas do país. Com a lei, teremos ainda mais ciclistas usando a nossa estrutura”, comemora Axel.

A iniciativa da lei das bicicletas compartilhadas tem como objetivo atender à grande demanda da população de Niterói por um sistema de compartilhamento de bicicletas, e define parâmetros e diretrizes para a operação do serviço, que deve ser acessível, de baixo custo e voltado para a mobilidade urbana.

Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, comemorou a sanção da lei. “A Prefeitura tem um plano bastante ambicioso para permitir que todas as pessoas que queiram pedalar na cidade possam fazê-lo com segurança e conforto. Essa nova legislação é um grande sonho para todos os que pedalam na cidade e uma oportunidade de contar com bicicletas de aluguel.”

Com a sanção da lei, o município será o primeiro do Brasil a estruturar uma concessão para operar o serviço de bicicletas compartilhadas, permitindo a sustentabilidade do serviço no longo prazo. O serviço terá parâmetros de confiabilidade, disponibilidade, eficiência e conforto, entre outros.

A ideia é que sejam implementadas 50 estações financiadas pelo Município e que o projeto seja integrado com a moeda social. De acordo com a previsão, o sistema de bicicletas compartilhadas começará a operar até o final de 2023.