Geral

Ministro Márcio França visita Rio de Janeiro e se reúne com diretoria da PortosRio

Ministro e a diretoria da PortosRio

Ao longo da semana, equipes técnicas do Governo Federal também visitaram os portos administrados pela Autoridade Portuária

Em visita ao Porto do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (5), o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, se encontrou com a recém-nomeada diretoria da PortosRio. O objetivo foi conhecer os projetos da Autoridade Portuária e as instalações do Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá.

O ministro foi recepcionado por Álvaro Savio, diretor-presidente da PortosRio, Ronaldo Fucci, diretor de Gestão Portuária, e outros gestores da companhia. Durante a visita ao terminal Pier Mauá, o ministro foi acompanhado também por Américo Relvas, diretor da empresa arrendatária. Em seguida, Márcio França dirigiu-se ao Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP), operado pela Guarda Portuária.

 

Ministro visita o Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária.

Durante a apresentação da PortosRio, foram compartilhadas informações sobre o panorama atual e as perspectivas da nova gestão, abrangendo os quatro portos administrados pela Autoridade Portuária: Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. Os dados apresentados incluíram os resultados dos portos, contratos de arrendamento, projetos de expansão e investimentos em infraestrutura portuária.

Visita técnica da ANTAQ

A diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Flávia Takafashi, acompanhada por uma equipe, realizou uma visita técnica aos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, nos dias 4 e 5 de maio, respectivamente. No Porto do Rio de Janeiro, eles assistiram a uma apresentação sobre o porto e visitaram as instalações operacionais do Cais Público, do terminal de veículos Multi-Car e do terminal de contêineres MultiRio. Posteriormente, no Porto de Itaguaí, após uma breve apresentação sobre os terminais e projetos, estiveram no terminal Sepetiba Tecon e no píer do TECAR (CSN).

Visita técnica da SNPTA e Infra S.A.

Representantes da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e da empresa pública federal Infra S.A. estiveram nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói, nos dias 2 e 3 de maio, respectivamente. As visitas técnicas tiveram o objetivo de iniciar estudos visando a definição da modelagem para novos arrendamentos das áreas do Porto de Niterói, onde os atuais contratos vencem em 2025, e de um terminal especializado em apoio offshore no Porto do Rio de Janeiro. Questões de ajustes contratuais também foram tratadas. Na sexta-feira (dia 5), os técnicos da Secretaria e da Infra S.A. realizaram uma reunião de encerramento da visita, na sede da PortosRio, para alinhar os objetivos estratégicos do planejamento portuário.

To Top