Saúde

Niterói inicia vacinação contra Influenza para população em geral

Foto: Bruno Eduardo Alves
Foto: Bruno Eduardo Alves
A campanha vai até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h30

Antes liberada apenas para grupos prioritários, a Prefeitura de Niterói vai ampliar a vacinação contra a gripe para todos a partir desta segunda-feira (08). Até o dia 31 de maio, qualquer pessoa poderá participar da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, basta se dirigir a um dos 38 pontos de vacinação da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h30.

A secretária municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, reforça a importância da vacinação contra a gripe. “A vacina evita complicações e reduz o número de internações e óbito por conta de infecções causadas pelos vírus. É muito importante que o maior número de pessoas tome a vacina e se proteja contra a influenza”, alerta a secretária.

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade, no caso de maiores de idade; carteira de vacinação e CPF para menores. A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores. Não há restrição de intervalo de tempo para tomar a vacina contra influenza e qualquer outro imunizante do Calendário Nacional Vacinação, incluindo também a vacina contra Covid-19.

Sobre a doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

  • Locais da vacinação:

  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
  • Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
  • Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
  • Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
  • Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca
  • Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto
  • Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado e Santa Bárbara
  • Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
  • Unidades do Programa Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Zilda Arns.