Cultura

Coletivo de Niterói expõem sua arte em Búzios

Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, inaugurou no dia 5 de maio, na Escola de Artes e Ofícios Zanine, a exposição ” Todo o mar que houver nessa vida.” A mostra é resultado de dois anos de atividades do Coletivo Cultural Caiçara, surgido em Niterói com a criação da Oficina de Arte dos Pescadores Artesanais de Piratininga pelo artista visual, curador e professor Vilmar Madruga a convite do mestre Cleber e da comunidade local. Também fazem parte do Coletivo os artistas e oficineiros além de anônimos, pescadores e seus familiares.

A atual mostra se debruça sobre trabalhos cujas operações incentivam o resgate da cultura caiçara e dos povos originários, da pesca artesanal e da proteção do meio ambiente. Em suas práticas o coletivo restitui o olhar para esta herança cultural sob um viés contemporâneo. Esta exposição é o início do projeto da Secretaria de Cultura e Patrimônio histórico “Cultura sem fronteiras” uma proposta de intercâmbio cultural utilizando a Escola de Arte Zanine como base do projeto que receberá instalações de diversos Coletivos Culturais.

Durante a inauguração da exposição aconteceu uma cerimônia da tribo indígena da etnia Fulni-ô de Águas Belas em Pernambuco que apresentou cânticos, danças, medicinas sagradas e artesanato. A mostra ficará em cartaz até o dia 4 de junho de segunda a sexta, de 9 às 17h.

Durante o discurso de abertura, o Secretário Luiz Romano Lorenzi, destacou a importância da exposição: “A união dos povos só é possível através do respeito às diferenças, esta belíssima exposição é resultado do diálogo, do respeito e da universalização que só a cultura é capaz de promover”.

No segundo semestre a Secretaria de Cultura e Patrimônio histórico de Armação dos Búzios estará participando de uma exposição com o coletivo das Caiçaras e Pescadores no museu de Arqueologia de Itaipu em Niterói.