Notícias

Professor da UFF se torna imortal da Academia Brasileira de Letras

Ricardo Stavola Cavaliere | Divulgação
Ricardo Stavola Cavaliere | Divulgação

Ricardo Stavola Cavaliere, escritor e filólogo – ou seja, estudioso da língua portuguesa através de textos escritos -, foi eleito no último dia 27 de abril para a cadeira 8 da ABL, lugar anteriormente ocupado pela escritora Cleonice Berardinelli, falecida em janeiro de 2023. Atualmente, Ricardo é professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL).

Também é membro da Academia Brasileira de Filologia e diretor da Revista Confluência. Foi, ainda, conselheiro do Liceu Literário Português, e do Real Gabinete Português de Leitura, que lhe conferiu o título de Grande Benemérito. Além disso, o docente é autor de mais de uma centena de trabalhos acadêmicos e integra diversas associações nacionais e internacionais em sua área de pesquisa.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição literária fundada em 1897, com sede no Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover a literatura e a língua portuguesa, além de incentivar os estudos das letras e das ciências humanas em geral. A ABL é composta por quarenta membros vitalícios, chamados “imortais”, que são escolhidos com base em sua produção literária e em sua contribuição para a cultura brasileira. Entre os membros da ABL, estão alguns dos maiores escritores e intelectuais do país, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e, mais recentemente, o músico Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro. A Academia Brasileira de Letras é responsável por diversas iniciativas culturais, como a realização de eventos literários, a publicação de livros e a concessão de prêmios literários. Além disso, a instituição mantém uma biblioteca com um acervo de mais de 100 mil obras.