Esportes

Governo do Estado retorna aulas no Caio Martins, em Niterói

Caio Martins | Divulgação
Caio Martins | Divulgação

As atividades no Complexo Esportivo Caio Martins, em Niterói, foram retomadas hoje, dia 2 de maio. Nessa fase, o Governo do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da Suderj, oferece aulas gratuitas de alongamento, zumba, tai chi chuan e yoga.

“O Caio Martins é um verdadeiro patrimônio da história de Niterói. Anunciar a retomada de atividades no complexo simboliza o começo de uma nova era para o local e reafirma o compromisso que assumimos com a população. Esses são os primeiros passos de muitos projetos que estão sendo planejados para esse importante equipamento. Com diálogo e um trabalho integrado entregaremos aos niteroienses o Caio Martins que eles merecem” ressaltou o governador Cláudio Castro.

As aulas de Zumba serão realizadas às terças e quintas, das 8h às 9h, com a oferta de 60 vagas. Em seguida, das 9h às 10h, estão marcadas as aulas de tai chi chuan, com 50 vagas abertas; de 10h às 11h o horário foi dedicado às atividades de Yoga, também com 50 vagas. Já as aulas de alongamento acontecem às segundas e quartas, das 14h às 17h, em um total de 140 vagas distribuídas em quatro turmas de 35 alunos em cada. Todos os cadastros devem ser realizados no Caio Martins, localizado na rua Presidente Backer, S/N – Icaraí, de 8h às 17h.

“Essa é a melhor notícia que a gente poderia dar: o retorno para a população das atividades esportivas no Caio Martins, gratuitas e de qualidade. Vamos começar com as práticas terrestres, como as aulas de alongamento e yoga, e na sequência retomamos as atividades aquáticas, com as rematrículas para as aulas de natação e hidroginástica. Estamos trabalhando para identificar as melhores possibilidades para o local” disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

As novidades resultam da determinação do governador Cláudio Castro, que em março assinou o Decreto n° 48.459/2023, que criou um Grupo de Trabalho com a participação do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Niterói para decidir o futuro do complexo esportivo. O texto de criação do GT do Caio Martins prevê ainda a participação da população, por meio de consultas públicas, com o objetivo de receber sugestões e ideias para a reforma e o funcionamento do espaço.

Natação e hidroginástica retornam em maio

Começaram as rematrículas para as aulas de natação e hidroginástica, que retornam a partir da segunda quinzena de maio. A rematrícula começa no dia 08/05 e as aulas começam no dia 15. Todos os cadastros devem ser realizados no Caio Martins, localizado na rua Presidente Backer, S/N – Icaraí, de 8h às 17h. (Levar identidade e CPF, comprovante de residência e foto 3×4, original e xerox. Quem puder, recomenda-se levar atestado de saúde também.)

Atividades esportivas e serviços

Desde o início do ano, as instalações do Caio Martins passam por obras pontuais de readequação. As melhorias são do Programa de Manutenção Continuada, do Governo do Estado, e contemplam a reforma de todos os banheiros e vestiários do equipamento, recuperação do piso do entorno da piscina, a pintura dos corredores, e a revitalização da entrada principal, do ginásio poliesportivo e da calçada no entorno do complexo. Além do retorno das atividades esportivas, o Governo do Estado tem a perspectiva de levar para o complexo uma agência do Rio Poupa Tempo, reunindo diferentes serviços.

Construído em 1941, o complexo esportivo conta com piscina, estádio de futebol e ginásio para diversas modalidades. Em 2021, a gestão do complexo esportivo foi transferida para a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer por meio do Decreto nº 47.901/2021. O processo de revitalização teve início em 2023 e a previsão é de que os trabalhos estejam concluídos até o fim do primeiro semestre.