Cidades

Vila Ipiranga, no Fonseca, vai voltar a ter uma Padaria Escola

Padaria Escola | Divulgação
Padaria Escola | Divulgação

A Vila Ipiranga, no Fonseca, vai voltar a ter uma Padaria Escola – a medida está garantida na Lei Orçamentária de 2023, por emenda proposta pelo vereador Jhonatan Anjos (PDT). No passado, a padaria formou diversas turmas de jovens confeiteiros com cursos gratuitos, oferecidos pela Sociedade Beneficente da Sagrada Família (SBSF), mas encontra-se desativada há anos.

Padaria Escola | Divulgação

A proposta do vereador assegurou a implementação e manutenção da Padaria Escola por meio do Programa Educação para Todos. O vereador esteve nas instalações do prédio da antiga padaria acompanhado de Brizola Neto, coordenador do trabalho, emprego e renda, e da Irmã Irenita de Medeiros, presidente da SBSF. A visita serviu para fazer um primeiro levantamento dos equipamentos já existentes e dos recursos necessários para que o curso possa ser executado.

O vereador Jhonatan Anjos ressaltou a importância de reativar o curso profissionalizante na região, “A Vila Ipiranga é uma das maiores comunidades de Niterói, com um enorme índice de desemprego e subemprego. Ter um curso profissionalizante e, mais que isso, um curso de panificação, que é uma área tão específica mas, ao mesmo tempo, tão abrangente e com alta empregabilidade, voltado para colocar os jovens no mercado de trabalho, é essencial numa comunidade como a Vila. Isso resgata a dignidade das pessoas, principalmente daquelas que estão desempregadas e que conseguem enxergar nesse tipo de curso a possibilidade de voltar a trabalhar. É formação e qualificação profissional e geração de oportunidades para nossos adolescentes e jovens.”