Trânsito

Maio Amarelo em Niterói terá treinamento para motoboys

Programação contará com ação inédita voltada a motociclistas entregadores, motoristas de ônibus e taxistas
Programação contará com ação inédita voltada a motociclistas entregadores, motoristas de ônibus e taxistas

A Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), realizará a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de maio, atividades que irão compor a programação do Maio Amarelo. O movimento é proposto pela Organização das Nações Unidas ONU e tem como objetivo colocar em pauta o tema segurança viária. Durante todo o mês de maio haverá ações destinadas a diferentes públicos, como a capacitação para profissionais como motociclistas, entregadores, motoristas de ônibus e taxistas.

O Maio Amarelo deste ano tem como tema “No trânsito, escolha a VIDA!”. Serão mais de 20 atividades desenvolvidas para mobilizar todos os setores da sociedade na participação das ações de educação e de prevenção de acidentes de trânsito. Na terça-feira, dia 2, haverá a abertura do Maio Amarelo na Câmara Municipal de Niterói, às 18h, onde será exibida a exposição ‘Maio Amarelo Niterói’.

Em uma ação inédita, no dia 8 de maio será realizado um Curso de Pilotagem Segura para Motoboys Delivery. O treinamento com os motociclistas deliverys contará com um simulador de ponto cego e irá abordar sobre a importância da Direção Defensiva, da manutenção preventiva, a atualização da legislação e a vivência prática do preceito “Os maiores protegem os menores” que consta no Código de Trânsito Brasileiro. O curso será realizado entre as 09h e 15h no Auditório do Caminho Niemeyer, no Centro.

Também será ofertada aos motoristas de ônibus uma capacitação sobre a importância da Direção Defensiva, da manutenção preventiva, e da atualização da legislação de trânsito. Os motoristas serão treinados em um simulador de ponto cego – ponto de vista do retrovisor em que não é possível ao motorista ver o veículo que transita na sua diagonal. O evento acontece no dia 10 de maio, das 9h às 13h, no Auditório do Caminho Niemeyer, no Centro. No dia 11, às 14h no mesmo local, será realizada a capacitação para taxistas em Segurança Viária, Educação e Legislação de Trânsito.

Conscientização delivery

Nos dias 5, 12 e 26 a equipe de Educação Para o Trânsito da NitTrans realizará a ação ‘Maio Amarelo Delivery’, visando alcançar motociclistas entregadores que trabalham em Niterói. A ação de conscientização contará com distribuição de kits contendo folder de dicas para ciclistas e motociclistas deliverys, uma edição de bolso do Código de Trânsito Brasileiro, entre outros brindes. Também haverá a instalação gratuita de antenas para bikes e motos.

As atividades do Maio Amarelo também contemplarão o público infanto-juvenil. Nos dias 14, 15, 16, 18 e 19 o projeto ‘Circolando de Bem com a Via’, realizado em parceria com a Ecoponte, irá desembarcar no Campo de São Bento e no Horto Florestal do Barreto. O Circolando é um projeto cultural itinerante que acontece dentro de um auditório móvel adaptado com palco e na parte externa uma estrutura de mini pista, onde serão exibidas e encenadas histórias e situações do cotidiano relacionadas ao tema “Educação e Segurança no Trânsito”. No domingo, dia 14, haverá quatro sessões abertas ao público no Campo de São Bento, em Icaraí. O evento é gratuito e a participação será feita pela ordem de chegada.

Nos dias 01, 06 e 13 a NitTrans participará de eventos organizados pela Fundação de Artes de Niterói abordando a importância do movimento Maio Amarelo em Niterói, para a conscientização em segurança viária, sustentabilidade e Educação para o Trânsito. No sábado, dia 20, a partir das 10h, na Praça da Engenhoca, será realizado o evento ‘Vivências para a cultura da Paz’, em parceria com a Coordenadoria Pacto Niterói Contra a Violência.

As ações estão sendo planejadas pela NitTrans em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação, Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres – CODIM, Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Pacto Niterói Contra a Violência, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria das Culturas e Fundação de Artes de Niterói, Secretaria de Acessibilidade, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Subsecretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Ecoponte, Arteris Fluminense, Indutil, SGA Toyota, Sest Senat, Setrerj, Imprensa Oficial, Evo Bike & Bistrô e Bike Anjo.