Saúde

Pacientes da Maternidade Alzira Reis serão atendidas no Huap a partir do dia 3

Simulação da fachada na Maternidade Municipal Alzira Reis após as obras.
Simulação da fachada na Maternidade Municipal Alzira Reis após as obras.
Transferência será temporária, enquanto prédio da unidade da Prefeitura de Niterói passa por obras. Entrada para maternidade no Huap será pela Rua Princesa Isabel

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir do próximo dia 3 de maio o atendimento realizado na Maternidade Municipal Alzira Reis será transferido para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) de forma temporária. A transferência tem como objetivo suprir a demanda da maternidade enquanto a unidade passa por reformas.

O objetivo da reforma é modernizar e ampliar a Maternidade, que passará a contar com uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, com seis leitos. No total, serão disponibilizados 20 leitos. O Huap também receberá as equipes médica e multiprofissional da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, totalizando 186 profissionais. O Hospital será responsável por gerenciar o cuidado prestado às gestantes e aos recém-natos, atuando nas áreas administrativa, assistencial e de ensino.

O prefeito Axel Grael destacou a importância da Maternidade para saúde da cidade, já que, em seus quase 20 anos de funcionamento, foram realizados cerca de 30 mil partos na instituição, sendo que mais de 70% foram normais. “É uma obra grande, com muitas intervenções, que vão trazer mais conforto no atendimento às grávidas da cidade. Enquanto a unidade passa pelas obras, ninguém ficará sem os serviços oferecidos normalmente pela Maternidade, já que fechamos essa parceria com o Huap.”, explica o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, falou da importância da parceria com o Huap e da realização das obras na maternidade. “A maternidade é uma importante unidade da rede municipal de saúde, que realiza um trabalho de qualidade e acolhimento às gestantes. Com as obras de reforma e ampliação vamos garantir um atendimento mais qualificado para a população e para os profissionais. Neste momento, o convênio com o HUAP é fundamental para garantirmos a permanência da assistência às pacientes no período de obras, com o mesmo perfil de atendimento”, afirma a secretária.

Como procurar atendimento – As pacientes devem dirigir-se à emergência do Huap a partir do dia 3 de maio, pela entrada lateral pela Rua Princesa Isabel. No local, haverá uma equipe de acolhimento específica para atender as gestantes e fazer o direcionamento para o espaço correspondente a sua necessidade.