Agenda

Hospital Icaraí realiza seu 3° Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas

Divulgação

No próximo dia 30 de abril, a partir das 7h, o Hospital Icaraí realizará o 3° Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas para avaliação da assistência a vítimas de catástrofes e desastres.

De acordo com Patrícia Martins, gerente médica do Escritório de Projetos do HI, a ação é pautada em protocolos que visam estabelecer ações que garantam recursos necessários para o atendimento às ocorrências de grandes dimensões. “Desse modo, preservamos a vida, reduzindo o sofrimento das vítimas e familiares e permitindo a continuidade da assistência a todos os pacientes atendidos no hospital”, explica, lembrando que a Associação de Moradores do bairro Ponta d’Areia, localidade onde acontecerá o simulado, acolheu muito bem a proposta, e todos os envolvidos estão sendo extremamente dedicados na promoção do evento.

A simulação tem como cenário externo o espaço concedido pela Associação de Moradores da Ponta d’Areia e acontece com aval e parceria da equipe de operações da Defesa Civil. Em seguida, as vítimas seguirão para o hospital a fim de participarem da abordagem interna, onde são aplicados os protocolos assistenciais focados neste perfil de pacientes.

Antes da ação, a equipe multidisciplinar do hospital passará por um treinamento para o simulado, que será realizado do dia 24 ao dia 27 de abril no Centro de Estudos da Unidade e que envolve a participação da equipe assistencial formada por profissionais de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Ainda participam do treinamento os setores de apoio, que envolvem mensageiros, profissionais de higiene e farmácia, profissionais de laboratório, imagem, banco de sangue, serviço social, engenharia clínica, segurança do trabalho e manutenção, e os profissionais administrativos, que incluem recepcionistas, supervisores de atendimento, profissionais da internação de emergência, da central de vagas, seguranças e porteiros, o setor de Ouvidoria e o de Comunicação e Marketing do hospital.

Segundo Paulo Ribeiro, engenheiro de segurança do Hospital Icaraí e do Hospital & Clínica São Gonçalo (HCSG), o simulado é um pré-requisito da Acreditação QMentum International, modelo de avaliação de serviços de saúde da Accreditation Canada, aplicado em mais de 40 países e que certifica os hospitais que se destacam por sua excelência em governança clínica e no cuidado centrado no paciente.

Treinamento

Paulo complementa que será feito um simulacro de um soterramento de pessoas em massa e será acionado o hospital, que precisará prestar o apoio necessário a essas vítimas com a ajuda de equipe e ambulância. “O primeiro atendimento de emergência será realizado no local, a triagem e, em seguida, os pacientes serão transportados para o hospital, onde acontecerá a continuidade do atendimento das vítimas”, adianta.

Haverá também a constituição de um gabinete de crise com a participação de lideranças das áreas assistenciais e administrativas para análise e monitoramento do cenário interno, garantindo eficiência e segurança na tomada de decisão.

Para Jamil Barreto, Tenente-Enfermeiro da Polícia Militar que participará do treinamento, essa ação é importante devido ao extremo aumento de ocorrências dessa magnitude com grande número de vítimas.

Segundo Jamil, que também é Chefe da Brigada de Incêndio do Hospital Central da Polícia Militar do Rio de Janeiro, apenas procedimentos isolados não são suficientes para oferecer um atendimento de qualidade às vítimas quando se trata de cinco ou mais pessoas.

Em 2022, o Hospital Icaraí recebeu a recertificação com base na metodologia internacional que comprova o seu atendimento de excelência através de suas práticas de gestão e de assistência transparentes e seguras. Desse modo, a unidade de saúde precisa validar o preparo de sua equipe no pronto-atendimento para múltiplas vítimas de desastres, como incêndios, soterramentos, entre outros episódios.

To Top