Saúde

Covid-19: Primeiro dia de vacina bivalente para maiores de 18 anos movimenta postos em Niterói

Foto: Bruno Eduardo Alves

Vacinação está sendo realizada em 37 unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, com entrada nos postos até às 16h

Em Niterói, o primeiro dia de vacinação bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas com mais de 18 anos movimentou os postos de saúde. A Prefeitura ampliou o público-alvo para a dose bivalente da Pfizer a partir desta terça-feira (25), de acordo com a orientação do Ministério da Saúde. A vacinação está sendo realizada em 37 unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, com entrada nos postos até às 16h.

O estudante de Psicologia Eduardo Santos, de 23 anos, compareceu ao posto nesta terça, assim que soube da liberação da dose para a sua idade. “A vacina é o melhor meio que temos para nos proteger do coronavírus. A dose bivalente protege contra mais variantes ainda. Não tinha como não correr para me vacinar”, conta Eduardo.

A secretária municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, fala sobre a importância do comparecimento de todos para a vacinação. “É fundamental que as pessoas compareçam a uma unidade para receber a dose da imunização. A bivalente é segura e contém cepas atualizadas que protegem também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron. Quanto mais pessoas vacinadas, mais protegidos todos nós estaremos”, destaca a secretária.

Para tomar a vacina, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19. Também é preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses de intervalo entre uma dose e outra. Para receber a vacina é necessário apresentar carteira de identidade e comprovante das doses anteriores.

A dose bivalente também está sendo aplicada em pessoas gestantes e puérperas, a partir de 12 anos; imunossuprimidos com 12 anos ou mais; pessoas que vivem em Instituição de Longa Permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; indígenas, ribeirinhos e quilombolas, a partir de 12 anos. No caso de menores de idade, além da documentação, é necessário que o responsável legal esteja presente.

De forma prática, a vacina pode ser agendada pelo aplicativo Colab. Para realizar o agendamento, é preciso baixar o aplicativo Colab que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS) e realizar o passo a passo de cadastro. O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado.

Locais da vacinação bivalente:

  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
  • Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
  • Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
  • Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
  • Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca
  • Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
  • Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado e Santa Bárbara
  • Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
  • Unidades do Programa Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Zilda Arns.
To Top