Em alta

Câmara de Niterói aprova projeto das bicicletas compartilhadas

Reprodução

Em sessão plenária realizada nessa terça-feira (25/04), na Câmara Municipal de Niterói, foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei, que institui o serviço público de bicicletas compartilhadas em Niterói. A medida visa inserir esta modalidade no rol de opções de transportes urbanos sustentáveis oferecidos à população, através de um sistema baseado em estações, podendo ser explorado diretamente pelo município ou mediante concessão. A matéria recebeu 16 votos favoráveis à sua aprovação.

A proposta do prefeito Axel Grael, justifica que é inegável que a população Niteroiense vem incorporando a cultura da bicicleta em seu dia-a-dia. “A Avenida Marquês do Paraná, por exemplo, que em 2020 teve concluída a implantação de uma ciclovia exclusiva, chega a receber 850 ciclistas a cada hora em seus horários de pico. Fluxo esse que, dentre as ciclovias brasileiras, é comparável apenas com a Av. Faria Lima, localizada no coração da
maior metrópole da América Latina.” completa Grael.

 

O Plano Niterói 450, anunciado pela prefeitura, inclui ações de ampliação e requalificação da infraestrutura cicloviária. Neste segmento de mobilidade sustentável, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta destaca a implantação do sistema de compartilhamento de bicicletas com 40 estações e 400 bicicletas nos bairros do Centro, São Lourenço, Fonseca, Icaraí, Santa Rosa, Ingá, São Domingos e Gragoatá.

Implantar um Sistema de Bicicletas Compartilhadas é uma das metas do Programa Niterói Que Queremos, formulado através de consulta à sociedade. O principal objetivo é a promoção da bicicleta como meio de transporte na cidade, que poderá ser utilizada em viagens combinadas a outros modais de transporte, ou em viagens de distâncias curtas. A proposta é que as bicicletas compartilhadas sejam utilizadas como uma opção de transporte no município, com a vantagem de ser mais saudável e sustentável.

  • A geração de receitas do sistema poderá ocorrer através de:
  • – Patrocínio mediante exposição de marca, cor ou identidade visual nas bicicletas, estações, plataformas digitais e veículos de serviço;
  • – Exploração Publicitária em painéis junto às estações, bicicletas, plataformas digitais e veículos de serviço;
  • – Cobrança de Tarifa ao usuário em valor módico e compatível ao praticado em serviços semelhantes, operados em outros municípios.
  • – O valor da tarifa cobrado ao usuário será objeto de regulamentação exclusiva por parte do Poder executivo, que poderá, conforme disponibilidade orçamentária, subsidiá-la de forma parcial ou integral, a fim de estimular o uso do serviço.
  • – A moeda Social Arariboia será aceita como forma de pagamento de tarifa por parte dos usuários do Sistema de Bicicletas Compartilhadas.

Obras na Praça da Bicicleta em Niterói começaram

As obras na Praça da Bicicleta, que fica em frente ao imóvel conhecido como “Castelinho do Gragoatá”, começaram. O Castelinho foi desapropriado pela Prefeitura de Niterói e será todo restaurado para sediar o programa Niterói de Bicicleta. A praça será dedicada aos ciclistas e à cultura da bike.

“A iniciativa integra o trabalho de requalificação da região de São Domingos e Gragoatá, um espaço de grande valor histórico e cultural de Niterói. Mais um grande investimento estruturante para a recuperação do patrimônio cultural da nossa cidade dentro do Plano Niterói 450 Anos.” disse o prefeito Axel Grael.

Divulgação

De acordo com o executivo municipal, serão áreas destinadas para a realização de feiras, oficinas, palestras e reuniões com o tema da Bike, se tornando o ponto de encontro para as tradicionais pedaladas pela cidade. A iniciativa faz parte do trabalho de requalificação da região de São Domingos e Gragoatá. O projeto está sendo elaborado pela Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (EMUSA) e pela equipe técnica do programa Niterói de Bicicleta.

To Top