Turismo

UFF realiza em Niterói o I Seminário de Turismo & Acessibilidade

UFF Gragoatá
UFF Gragoatá

Nestes dias 25 e 26 de abril, acontece na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Rio de Janeiro, a primeira edição do Seminário de Turismo & Acessibilidade (STA 2023) que visa a estimular o debate sobre as limitações encontradas por pessoas com deficiência em destinos turísticos, em espaços de uso público, como praias, parques, praças, ruas; em edificações, como meios de hospedagem, terminais de passageiros, museus, bares e restaurantes; e, também, em relação aos comportamentos e atitudes que reduzem a fruição turística por meio do grupo destacado. O evento é realizado das 8h às 16h no auditório do bloco G no Campus Gragoatá da UFF.

Promovido pelo grupo de pesquisa “DISTURB – Fatores restritivos ao turismo”, da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF (FTH/UFF), o projeto tem ainda parceria com pesquisadores de diferentes universidades. Sob coordenação dos professores doutores Manoela Valduga e Marcello Tomé, o seminário terá participação de acadêmicos de distintas instituições e profissionais do mercado que atuam com a promoção do turismo e da acessibilidade como painelistas. Tomé explica que o seminário busca promover troca de conhecimentos, experiências e mais consciência a fim de alertar o acesso a todos ao turismo, cultura, entretenimento e lazer:

“Nos tempos atuais e como agentes de transformação social, precisamos debater e cobrar dos setores público e privado que os espaços urbanos sejam mais acessíveis à população residente e aos turistas. As limitações relativas à acessibilidade são importantes fatores restritivos para pessoas com mobilidade reduzida definirem e usufruírem de destinos turísticos, culturais, gastronômicos e tantos outros. Todos, sem restrições, têm o direito de ir e vir onde quiser, mas é necessário romper essas barreiras.”

Valduga, por sua vez, completa reforçando que, “além da estrutura adequada nos espaços urbanos, é preciso que os profissionais sejam melhor capacitados, bem como a sociedade não tenha atitudes de julgamentos que possam inferiorizar pessoas com deficiência. É necessário haver mais conscientização para ampliarmos a socialização e inclusão”.

No primeiro dia do evento (25), pela manhã, haverá mesa e conferência de abertura com os professores doutores Donária Coelho Duarte (Universidade de Brasília – UnB) e Carlos Alberto Lidízia (vice-diretor da FTH/UFF) seguido do painel ‘Qualidade e Sustentabilidade para o Turismo Acessível’ com os também professores doutores Suellen Alice Lamas (CEFET-RJ) e Tiago Savi Mondo (Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC) sob moderação do Prof. Dr. Osiris Ricardo Bezerra Marques (UFF). À tarde, o painel ‘Turismo e Acessibilidade na prática’ terá como palestrantes Beatriz Komatsu, da equipe de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado (SAL) do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e Fabinho Fernandes, do projeto Praia para Todos tendo como moderadora a jornalista Lucília Machado (IACS/UFF). Para fechar o dia, haverá vivências em acessibilidade quando os participantes poderão vivenciar de forma simplificada e tênue as limitações enfrentadas cotidianamente pelas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Já no segundo dia do STA 2023 (26), terá, pela manhã, dois painéis. O ‘Turismo e Acessibilidade: pesquisa e conhecimento’ com o professor doutor Alexandre Panosso Neto (Universidade de São Paulo – USP) e o consultor de turismo e acessibilidade Ricardo Shimosakai, também responsável pelo blog ‘Acessibilidade em foco’ sob moderação do Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci (UFF).  E o painel ‘Desafios para a acessibilidade em destinos turísticos’ com a profª dra. Marklea da Cunha Ferst (Universidade do Estado do Amazonas – UEA) tendo moderação do Prof. Dr. Ari da Silva Fonseca Filho (UFF).

À tarde, a partir das 14h, o seminário terá a apresentação de trabalhos de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação que possuem resumos voltados à mobilidade no turismo sob condução da Profª. Msc. Jéssica Siqueira Luiz da Pós-Graduação de Gestão e Serviço com ênfase em Turismo e Hotelaria da UFF (PGGS-UFF). Por fim, os coordenadores do grupo de pesquisa DISTURB da UFF, os professores doutores Manoela Valduga e Marcello Tomé, farão o encerramento do evento que incluirá ainda outra rodada de vivências em acessibilidade.

Além da UFF e da FTH, o STA 2023 conta também com o apoio do CAPES, do Laboratório de Eventos da FTH (LEFTH) e da empresa júnior da FTH, a LEVE. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do grupo de pesquisa DISTURB/UFF (Facebook: @disturbuff; Instagram: @disturb.uff) ou no e-mail [email protected].

  • Evento: I Seminário de Turismo & Acessibilidade da UFF
  • Data: 25 e 26 de abril de 2023
  • Horário: 8h às 16h
  • Local: Universidade Federal Fluminense (UFF) – Auditório do bloco G do Campus Gragoatá.
  • Endereço: Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N – São Domingos, Gragoatá – Niterói/RJ
  • Programação:
  • – 25/04: Painéis ‘Qualidade e Sustentabilidade para o Turismo Acessível’ e ‘Turismo e Acessibilidade na prática’, além de vivências de acessibilidade.
  • – 26/04: Painéis ‘Turismo e Acessibilidade: pesquisa e conhecimento’ e ‘Desafios para a acessibilidade em destinos turísticos’, além de vivências de acessibilidade e apresentação de trabalhos voltados à acessibilidade no turismo.
  • Mais informações: Redes sociais do grupo de pesquisa DISTURB/UFF (Facebook: @disturbuff; Instagram: @disturb.uff).