Notícias

Aulas no Caio Martins, em Niterói, retornam em maio; saiba como se inscrever

As atividades no Complexo Esportivo Caio Martins serão retomadas a partir do próximo dia 2 de maio com aulas gratuitas de alongamento, zumba, tai chi chuan e yoga (Divulgação)
As atividades no Complexo Esportivo Caio Martins serão retomadas a partir do próximo dia 2 de maio com aulas gratuitas de alongamento, zumba, tai chi chuan e yoga (Divulgação)

As atividades no Complexo Esportivo Caio Martins, em Niterói, serão retomadas a partir do próximo dia 2 de maio. Nessa fase, o Governo do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da Suderj, oferece aulas gratuitas de alongamento, zumba, tai chi chuan e yoga, e as inscrições já podem ser feitas a partir desta segunda-feira (24).

“O Caio Martins é um verdadeiro patrimônio da história de Niterói. Anunciar a retomada de atividades no complexo simboliza o começo de uma nova era para o local e reafirma o compromisso que assumimos com a população. Esses são os primeiros passos de muitos projetos que estão sendo planejados para esse importante equipamento. Com diálogo e um trabalho integrado entregaremos aos niteroienses o Caio Martins que eles merecem” ressaltou o governador Cláudio Castro.

As aulas de Zumba serão realizadas às terças e quintas, das 8h às 9h, com a oferta de 60 vagas. Em seguida, das 9h às 10h, estão marcadas as aulas de tai chi chuan, com 50 vagas abertas; de 10h às 11h o horário foi dedicado às atividades de Yoga, também com 50 vagas. Já as aulas de alongamento acontecem às segundas e quartas, das 14h às 17h, em um total de 140 vagas distribuídas em quatro turmas de 35 alunos em cada.

As inscrições para essas modalidades vão dos dias 24 a 28 de abril e as aulas começam no dia 2 de maio. Todos os cadastros devem ser realizados no Caio Martins, localizado na rua Presidente Backer, S/N – Icaraí, de 8h às 17h.

“Essa é a melhor notícia que a gente poderia dar: o retorno para a população das atividades esportivas no Caio Martins, gratuitas e de qualidade. Vamos começar com as práticas terrestres, como as aulas de alongamento e yoga, e na sequência retomamos as atividades aquáticas, com as rematrículas para as aulas de natação e hidroginástica. Estamos trabalhando para identificar as melhores possibilidades para o local” disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

As novidades resultam da determinação do governador Cláudio Castro, que em março assinou o Decreto n° 48.459/2023, que criou um Grupo de Trabalho com a participação do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Niterói para decidir o futuro do complexo esportivo. O texto de criação do GT do Caio Martins prevê ainda a participação da população, por meio de consultas públicas, com o objetivo de receber sugestões e ideias para a reforma e o funcionamento do espaço.

Natação e hidroginástica retornam em maio

Nos próximos dias, começam as rematrículas para as aulas de natação e hidroginástica, que retornam a partir da segunda quinzena de maio. As datas para a rematrícula serão divulgadas brevemente.

Atividades esportivas e serviços

Desde o início do ano, as instalações do Caio Martins passam por obras pontuais de readequação. As melhorias são do Programa de Manutenção Continuada, do Governo do Estado, e contemplam a reforma de todos os banheiros e vestiários do equipamento, recuperação do piso do entorno da piscina, a pintura dos corredores, e a revitalização da entrada principal, do ginásio poliesportivo e da calçada no entorno do complexo. Além do retorno das atividades esportivas, o Governo do Estado tem a perspectiva de levar para o complexo uma agência do Rio Poupa Tempo, reunindo diferentes serviços.

Construído em 1941, o complexo esportivo conta com piscina, estádio de futebol e ginásio para diversas modalidades. Em 2021, a gestão do complexo esportivo foi transferida para a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer por meio do Decreto nº 47.901/2021. O processo de revitalização teve início em 2023 e a previsão é de que os trabalhos estejam concluídos até o fim do primeiro semestre.