Notícias

Niterói perde Ricardo Brandão, um grande ator

Ricardo Brandão
Ricardo Brandão

A Cultura e a classe teatral perdeu Ricardo Brandão, um dos mais destacados atores niteroienses, que marcou sua história em dezenas de produções e com vários prêmios em sua trajetória.

Ricardo Brandão era ator e diretor mas um artista múltiplo, um mestre detalhista na arte de ensinar teatro, como ator, diretor, cenógrafo e caracterização. Atualmente, trabalhava na TV Record.

Ricardo trabalhou na maioria das companhias de teatro da cidade e participou de todos os movimentos, desde os anos 70, na criação da Associação dos Trabalhadores de Teatro do Rio de Janeiro, do Fórum Niteroiense de Artes Cênicas, de várias Mostras, Festivais e Leituras Dramatizadas.

O ator Rafa Fiuzza fez um depoimento na rede social com muita emoção destacando Ricardo como seu padrinho artístico: “Meu padrinho foi o cara que me ensinou toda base de teatro, que me preparou pra quando eu estourasse minha bolha. Mas esse diretor, professor, colega de cena, amigo, incentivador, aquele que viu em mim um potencial, que acreditou e confiou em mim, que me deu todas as oportunidades que eu precisava, eu sempre chamei de meu pai das artes…”

Ator e Diretor Teatral Guga Gallo, muito emocionado, disse que Ricardo foi seu maior amigo que o teatro lhe deu. Fui o padrinho do casamento dele com Alessandra. “Se for relembrar de tudo que fizemos juntos seriam diversos livros. Trabalhamos juntos em 14 espetáculos. Ele sempre foi uma referência como excelente ator, o amigo brincalhão e o profissional respeitável. Quantas vezes trabalhamos e brincamos juntos, afirma Guga, ao lembrar de suas peripécias na travessia das Barcas, ele como o Palhaço Dolar e eu como o Palhaço Cruzeiro, ganhamos muito passando o chapéu depois de nossas brincadeiras e palhaçadas, divertindo os passageiros.”

O Diretor de Teatro, Elyzio Falcato, também destacou seu amigo Ricardo Brandão, que juntos trabalharam 30 anos. Foram muitas peças como: Coelinho Pitomba, Pluft, Brincado de Brincar, o Fantasminha, Revolta dos Brinquedos, o Auto da Compadecida, o Assalto, e tantas outras.

Tanto para Guga Gallo como para Elyzio Falcato, Ricardo Brandão foi um grande amigo no teatro e na vida e com uma qualidade como ator que levantava qualquer público.