Turismo

Em Niterói, Marcelo Freixo anuncia inauguração de Laboratório de Turismo no RJ

Paulo Novaes, Marcelo Freixo, Antonio Cláudio da Nóbrega, Jaqueline Gil e João Evangelista.
Paulo Novaes, Marcelo Freixo, Antonio Cláudio da Nóbrega, Jaqueline Gil e João Evangelista.

O Presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, participou em Niterói, no auditório do Bloco G do campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), da conferência “Perspectivas para o Turismo e a Hotelaria na Promoção Internacional do Brasil”. Com entusiasmo, Freixo destacou os novos rumos da agência, no que ele identifica de novo Brasil, anunciando a assinatura de Emenda no valor de 2,7 milhões e a inauguração, em maio, de um Laboratório de Turismo no Rio de Janeiro.

Freixo destacou em sua fala, suas origens de gonçalense a morador do Fonseca, em Niterói, por mais de 40 anos, além da sua vida acadêmica na UFF e seus novos desafios como Presidente da Embratur. “Trabalhei mais de 30 anos com a Segurança Pública, que era um grande problema, agora estou à frente de uma agência que só me mostra soluções! Peguei uma Embratur com problemas difíceis, mas montamos um corpo técnico para alavancar o turismo internacional no país”.

“Meu papel como Gestor”, disse, “agora é colocar o turismo num eixo central estratégico e, para isso, estou fazendo contato com todos os Ministérios. Todos os problemas de biomas afetaram o país, mas com nosso trabalho já conseguimos que em Janeiro e Fevereiro deste ano batêssemos os números de turistas internacionais dos 4 anos passados. E nestes dois meses os turistas gastaram no Brasil cerca de 6 bilhões de reais.”

Segundo Freixo, é preciso mostrar para o turista um Brasil que queremos ver todos os dias, para isso estamos construindo uma política nova de turismo onde até nossa marca mostra o conceito do turista. “Temos hoje uma equipe técnica construída para transformar esse olhar para um turismo que, entre outras coisas boas, explore também a alegria do nosso povo”, ressaltou.

Freixo anunciou que vai assinar com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, uma emenda no valor de 2,7 milhões e também que vai inaugurar, no próximo mês, um Laboratório de Turismo, no Rio de Janeiro.

Jaqueline Gil, Diretora de Marketing da Embratur, elogiou o trabalho de excelência da UFF no setor de Turismo e Hotelaria. “Muitas das linhas de excelência de pesquisas na área do Turismo e Hotelaria estão sendo feitas aqui nesta Universidade. Em nome da equipe técnica da Embratur, quero ainda destacar que ter um presidente com o capital político do Marcelo Freixo é de extrema importância para nós, pois enfrentamos um imenso desafio, e passar por isso com uma liderança forte é crucial”, afirmou Gil.

Antonio Cláudio da Nóbrega, Magnífico Reitor da UFF, destacou como seguiu em frente diante dos quatro anos sombrios que a universidade viveu. “Quero enaltecer a honra de receber nessa Conferência um líder como Marcelo Freixo, que construiu sua vida acadêmica aqui. Vivemos quatro anos passando no inferno, mas não paramos e estamos aqui! Precisamos de uma base larga de um pensamento construtivo, isso é muito importante para a universidade. Quero enaltecer também a parceria que temos com a Prefeitura de Niterói, primeiro com Rodrigo Neves e atualmente com Axel Grael. Continuamos com o PDPA – Plano de Desenvolvimento de Proteção Ambiental, além de uma carteira de conclusão de obras que será efetuada com a entrega do antigo Cinema Icaraí todo restaurado e a conclusão das obras do IACS – Instituto Administrativo da Comunicação Social, e o prédio da Faculdade de Medicina, no Valonguinho e as duas torres de Campos dos Goytacazes. Estou muito entusiasmado com esse novo momento da Embratur! Agora temos problemas normais para resolver”, encerrou Antonio Cláudio.

João Evangelista Monteiro, Professor Doutor do Curso de Turismo e Hotelaria da UFF, destacou a importância do curso junto ao MEC – Ministério de Educação. “Marcelo Freixo está na casa certa, sempre exaltam os nossos cursos de Turismo e Hotelaria, pois além deles obterem nota máxima do MEC, nossas vitórias tem sido grandes. A Prefeitura de Niterói tem mostrado que essa parceria com o poder público gera frutos. Com o senhor à frente da Embratur, nós temos que demonstrar maturidade intelectual, pois com a universidade poderemos colaborar com diversas variáveis para o aumento do fluxo de turistas internacionais”, disse João Evangelista.

Paulo Novaes, Presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR), disse que “Niterói é uma cidade com excelentes equipamentos e estrutura, além da segurança, até por isso está é uma oportunidade única ter Marcelo Freixo, à frente da Embratur. O turismo do Estado do Rio de Janeiro é a porta de entrada para o turismo internacional, logo a nossa excelência acadêmica nesta área é notória, afirmou Novaes.

A Conferência “Perspectivas para o Turismo e a Hotelaria na Promoção Internacional do Brasil” foi organizada pelos Laboratórios de Eventos Original da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, coordenado pelo Professor Rodrigo Tadini, numa parceria com a Embratur MTur – Governo Federal, apoiada pela NELTUR.