Notícias

Postes com ferragens expostas preocupam Niterói

Estrada Leopoldo Fróes, exatamente entre os tradicionais clubes da cidade, Iate Clube Icaraí e Praia Clube São Francisco.

O poste apresenta ferragens totalmente expostas para o lado onde transitam milhares de carros por dia em direção à Região Oceânica de Niterói, Pendotiba e outras regiões.
Estrada Leopoldo Fróes, exatamente entre os tradicionais clubes da cidade, Iate Clube Icaraí e Praia Clube São Francisco. O poste apresenta ferragens totalmente expostas para o lado onde transitam milhares de carros por dia em direção à Região Oceânica de Niterói, Pendotiba e outras regiões.

Quem passa pela Estrada Leopoldo Fróes, exatamente entre os tradicionais clubes da cidade, Iate Clube Icaraí e Praia Clube São Francisco, se depara todos os dias com uma cena que gera preocupação.

O registro feito neste domingo, após denúncias, mostra a base de um poste da ENEL no local com ferragens totalmente expostas para o lado onde transitam milhares de carros por dia em direção à Região Oceânica de Niterói, Pendotiba e outras regiões. E boa parte do revestimento em concreto está quebrado. A via, é uma das principais vias de ligação do munícipio.

O mau estado de conservação do poste deixa moradores, motoristas e pedestres que em sua maioria praticam exercícios físicos no local, apreensivos com medo de um eventual acidente com o aparelho, como uma possível inclinação e até mesmo queda.

Outro poste que preocupa com ferragens expostas, fica na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, Zona Sul de Niterói. De acordo com moradores da região o problema já é observado há muito tempo. O poste fica localizado em frente ao número 417, exatamente onde fica um ponto de ônibus e a menos de 20 metros do Colégio MV1. Após o recebimento de uma denúncia, o cidadedeniteroi.com esteve no local e confirmou o problema no início de março. Na época solicitamos um posicionamento da Enel, que afirmou que “a estrutura já foi incluída no cronograma de reparos da Enel, com execução do serviço prevista para este mês.”

Estivemos no local neste domingo (16), e passados quase dois meses nada foi resolvido pela concessionária. A empresária Amanda Avelino, de 28 anos, moradora do bairro relatou em março que passa todos os dias pelo local e há meses o poste se encontra nessas condições, “Passo por este poste todos os dias e já está há meses nessa condição. Além de estar posicionado em um ponto de ônibus, onde naturalmente há movimento, ainda é próximo da entrada de uma escola. Levo meu sobrinho de dez anos todos os dias para a escola e sempre reparo neste poste pelo caminho. É um perigo enorme para todos e a qualquer momento pode ocorrer um acidente gravíssimo por ali. Isso sem contar que, após esse período de chuvas que tivemos por aqui, é essencial que haja sempre uma manutenção da empresa responsável para oferecer o mínimo de segurança para a população.”

Neste domingo (16/04) constatamos que o serviço não foi executado como prometido.

Em nota, a Enel Distribuição Rio disse que o serviço de substituição dos postes mencionados em Niterói, na rua Gavião Peixoto (próximo ao número 417) e na Estrada Leopoldo Fróes (entre os tradicionais clubes da cidade), precisou ser reprogramado para ocorrer até o próximo dia 30/04. Também questionamos a Enel sobre a rotina de manutenção preventiva da empresa para os postes em toda a cidade, e a empresa respondeu argumentando que possui uma rotina de inspeção de postes para identificar os que precisam ser reparados ou substituídos. “Aqueles que se encontram em situação de risco iminente à população e ao sistema elétrico são substituídos imediatamente pela distribuidora. Os postes que precisam de manutenção, mas não apresentam risco iminente de queda, são incluídos em um cronograma de serviços a serem executados de acordo com o planejamento da companhia. Somente em Niterói, em 2022, a Enel Rio substituiu 823 postes.” disse.