Notícias

Imagens do novo radar de Niterói podem ser acessadas

Divulgação
Divulgação

A população de Niterói já pode acessar as imagens do novo radar meteorológico de alta precisão da Prefeitura. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) em reunião que envolveu diversos órgãos da gestão municipal que desenvolve ações constantes de sustentabilidade e resiliência na cidade. As imagens estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (https://www.defesacivil.niteroi.rj.gov.br/radar), responsável pela gestão dos dados e informações do equipamento que fica localizado no Parque da Cidade, ponto estratégico que permite captar imagens tanto de Niterói como de municípios que estão dentro do raio de alcance de 100km.

O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, ressaltou que os dados poderão ser compartilhados com instituições de governo, ensino e pesquisa que estiverem interessadas em assinar um Acordo de Cooperação para fazer análise das informações.

“Para as Prefeituras e demais órgãos acadêmicos e de pesquisa que formalizarem conosco um termo de cooperação técnica, ao acessar, haverá um botão de login específico a partir do qual eles farão um acesso seletivo com acesso a produtos (ferramentas) que permitirão realizar avaliações para melhor monitorar e avaliar as tempestades que estarão se aproximando de seus municípios. Isso vai permitir um aprimoramento das ações preventivas e de preparação para possíveis emergências. Os dados também serão importantes para montagem de pesquisas acadêmicas que possibilitarão, inclusive, o aperfeiçoamento de protocolos emergenciais que podem contribuir, sobretudo, para aumento do poder de resiliência das populações localizadas nas regiões cobertas pelo radar”, explicou o secretário.