Agenda

Niterói recebe maior festival colaborativo de criatividade neste mês

World Creativity Day

Evento acontece de 20 a 22 de abril

O maior festival colaborativo de criatividade do mundo desembarca em Niterói nos dias 20, 21 e 22 de abril com o tema A Era dos Criadores de Impacto, promovendo uma série de atividades gratuitas de educação, cultura e entretenimento para acelerar o desenvolvimento econômico sustentável.

Nos últimos anos, a Economia de Criadores vem crescendo acima da média e transformando radicalmente o ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços em todo o mundo. Sendo assim, é fundamental ampliar o conhecimento de todos sobre a evolução deste ecossistema e seus impactos no desenvolvimento econômico, social e cultural sustentáveis.

Em Niterói, a líder local responsável pelo Dia Mundial da Criatividade é Valéria Lopes, empresária niteroiense proprietária da Lumis! Comunicação Criativa e idealizadora e gestora do Deu T.I.L.T. Criativo – Técnicas de Inteligência e Linguagem Transformadora. “Ser aprovada pela Organização Mundial da Criatividade para trazer o Dia Mundial da Criatividade para a cidade é um orgulho muito grande. Afinal, as sociedades mais prósperas encorajam e utilizam a criatividade de todos os seus membros. O evento visa potencializar nosso ecossistema criativo, focados na construção de um futuro melhor com muita criatividade e inovação”, declara Valéria Lopes, responsável pelo Dia Mundial da Criatividade em Niterói.

Criado no Brasil em 2014, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4.000 atividades em 146 cidades de 22 países com a participação de 80.000 pessoas e a distribuição de 100.000 bolsas de estudos para jovens e profissionais em transição de carreira.

Mais informações pelo site www.worldcreativityday.com/brazil

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade)

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization (Organização Mundial da Criatividade), organização responsável por difundir a marca World Creativity Day, que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais. organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

O Deu T.I.L.T. Criativo – Técnicas de Inteligência Linguagem Transformadoras

O próprio nome já dá uma boa pista da necessidade desse “pensar fora da caixa”. Em 2019, Valéria lançou o ThB – Thinking Inside The Box (@thbniteroi): evento com a proposta de desconstruir ideias padrões. Essa nova iniciativa totalmente inovadora, o Deu T.I.L.T. Criativo, tem como ideia trazer à tona insights práticos, através das próprias vivências dos participantes, com estudos de casos, comunicação assertiva, técnicas de aprimoramento e dinâmicas com feedbacks integrativos.

O Deu T.I.L.T está alinhado com 4 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da O.N.U: ODS4-Educação de qualidade; ODS5-Igualdade de gênero; ODS8-Trabalho decente e crescimento econômico; e ODS10–Redução das desigualdades.

Além disso, foi acelerado pelo programa A.W.E 2.0, dos EUA (@unidosmais) em âmbito federal, na companhia de 89 empreendedoras brasileiras, como também escolhidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro (@seim.rio) para intensificar, com demandas estratégicas, ações, projetos e iniciativas o fortalecimento e desenvolvimento da cidade, além de termos sido aprovado para o maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil (@inovativahub).

To Top