Notícias

Crianças de Niterói são selecionadas para teste de elenco na Globo

Divulgação
Divulgação
Estudantes da rede municipal são participantes do projeto Talentos da Favela, uma parceria com a Prefeitura de Niterói

O projeto “Talentos da Favela”, promovido na Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo, na comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca, levou quatro crianças, sendo três da Rede Municipal de Educação de Niterói para uma seleção de elenco da série “Resistência Negra”, que estreará em breve na TV Globo. A iniciativa permite que crianças de 6 a 14 anos se preparem para o mundo artístico e possam realizar o sonho de trabalhar como modelo, atriz ou ator.

Os testes foram feitos no início do mês de março, e contemplaram as pequenas estrelas Ester dos Santos (10 anos) e Alana Menezes Costa (8), da Escola Municipal Jacinta Medela; além de Maria Júlia Conceição de Souza (6), da Escola Municipal Mestra Fininha, e Ângela Abreu de Souza (8). O resultado – aguardado com muita ansiedade por todas as famílias – sairá em breve.

“A educação pública também é um lugar de sonhos e de transformação social. Parcerias como essa rompem barreiras, impulsionam a cultura e abrem novas perspectivas de futuro para essas crianças que moram em comunidades. Somando esforços, vamos investir cada vez mais em projetos que incentivem e criem oportunidades para nossos alunos”, disse o secretário municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.

Divulgação

O “Talentos da Favela” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o projeto social de Tyna Marins, filha da escola pública e microempreendedora há mais de 12 anos. A experiência de acompanhar desfiles de moda a fez perceber que crianças da comunidade poderiam estar presentes naquele espaço, ou brilhando nos teatros e na televisão. Mas, para isso, precisavam existir oportunidades. Foi assim que ela procurou Marcelo Marques, coordenador da Biblioteca, para que a ideia tomasse forma.

“Foi o casamento perfeito, que une a arte com a leitura. As crianças da comunidade agora sabem que podem estar nas passarelas, como modelo, ou atuar. Enfim, o projeto mostra que elas podem tudo, é só ter oportunidades”, afirmou Tyna.

De acordo com o Marcelo, desde 2016 a biblioteca vem abraçando as atividades que são importantes para o crescimento da comunidade, como o Clube da Leitura, com o grupo de convivência de idosos; o Encontro de Gestantes com o Posto de Saúde; Outubro Rosa; Setembro Amarelo, entre muitos outros.

“A parceria com o Talentos da Favela veio ao encontro do anseio da comunidade, unindo literatura, arte e cultura. E, para completar, contou com a experiência da Úrsula Peçanha, professora da Rede há 17 anos, pós-graduada em Dança, Educação e Expressão Corporal. Ela trabalha na biblioteca e ministra o curso para as crianças”, ressaltou o bibliotecário.

No projeto, as crianças aprendem leitura dinâmica, postura, expressão corporal, teatro, interpretação e dança. Para a professora Úrsula, as aulas auxiliam, principalmente, no desenvolvimento do aluno em sala de aula. “Os aprendizados aprimoram a leitura, escrita e o comportamento, tornando as crianças mais extrovertidas. Eu falo para elas que elas têm capacidade de se colocar nesse mercado, com foco e autoconfiança”, ressaltou.

Para Ester dos Santos, estar no curso é a realização de um sonho e uma oportunidade de conhecer mais sobre a profissão que quer seguir. “Eu quero ser atriz ou modelo. É uma coisa que eu sempre quis, e o curso me ajuda muito, porque além de aprender sobre a profissão, o que aprendo aqui posso usar na escola, para ter uma postura melhor na cadeira e para me comunicar com meus professores e amigos. Fazer o teste na Globo foi uma oportunidade incrível. Estou com muita esperança e ansiosa”, contou.

Para os pais, o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Educação, é fundamental, já que um curso de teatro possui um alto custo, e isso torna as oportunidades ainda mais escassas. Cíntia dos Santos, mãe da Ester, diz que o projeto está permitindo que a sua filha possa realizar seu grande sonho: ser atriz quando crescer.

O projeto “Talentos da Favela”, da Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo conta também com a parceria da Agência Nit Models, do empresário João Pedro Sampaio. São quatro turmas de 10 alunos, com aulas uma vez por semana. As inscrições ainda estão abertas, e os responsáveis interessados em inscrever as crianças podem entrar em contato através do telefone/WhatsApp do espaço: (21) 98359-0752.