Saúde

Niterói inicia vacinação bivalente para maiores de 12 anos com comorbidades

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides
Pontos de vacinação foram ampliados na cidade

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (03) a imunização de reforço da vacina contra a Covid-19, com a dose da bivalente da Pfizer, para pessoas portadoras de comorbidades entre 12 a 59 anos, de acordo com a relação do Ministério da Saúde. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19.

A secretária municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, fala da importância da vacinação. “Ampliamos os pontos de aplicação da vacina no município e é fundamental que as pessoas que fazem parte do público-alvo compareçam a uma unidade para receber a dose da imunização. A bivalente é segura e contém cepas atualizadas que protegem também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron”, destaca a secretária.

A dose da vacina bivalente também está sendo aplicada em pessoas gestantes e puérperas, a partir de 12 anos; pessoas com 60 anos ou mais; imunossuprimidos com 12 anos ou mais; trabalhadores de Saúde; pessoas portadoras de comorbidades de 12 a 59 anos de idade; pessoas que vivem em Instituição de Longa Permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; indígenas, ribeirinhos e quilombolas, a partir de 12 anos.

Para receber a vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19. É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses de intervalo entre uma dose e outra.

Comorbidades – De acordo com o Ministério da Saúde, entre as comorbidades incluídas no grupo prioritário para dose de reforço com a vacina Covid-19 bivalente a partir de 12 anos, estão Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar Cor-pulmonale crônico; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; Doença renal crônica; Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas; Doença hepática crônica.

Locais da vacinação bivalente

  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
  • Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
  • Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
  • Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
  • Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca
  • Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado e Santa Bárbara
  • Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
  • Unidades do Programa Médico de Família da Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Jonathas Botelho, Maceió, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Zilda Arns.