Cultura

Projeto ecocultural gratuito chega à sua terceira edição em Niterói

Divulgação
Divulgação
O Ecoarte, que une arte, ecologia e sustentabilidade, oferece semanas de educação ambiental e festejos culturais na região do Engenho do Mato

Em sua terceira edição, a proposta do projeto ambiental Ecoarte no Caminho Darwin, é levar melhorias que beneficiem o centro de visitantes do Núcleo Darwin e incentivar a visitação local e a educação ambiental. Com a ampliação da Exposição de Animais Taxidermizados e a criação do Espaço de Geodiversidade, em parceria com o projeto Geo Parque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro.

Divulgação

Tombado como patrimônio cultural imaterial da cidade de Niterói, o Caminho Darwin é uma das trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca e recebeu esse nome devido a passagem do naturalista inglês Charles Darwin, em 1832.

A idealizadora do projeto, a gestora cultural, formada em turismo, Bruna Galassi, explica que a expectativa esse ano é alcançar um número maior de pessoas, a fim de estimular ainda mais a participação social.

“Queremos envolver mais a comunidade do entorno do Parque Estadual da Serra da Tiririca nas ações de educação ambiental através da arte. A ideia é que os moradores da região do Caminho Darwin se apropriem desse território e participem dos festejos culturais não apenas como expectadores, mas como parte integrante, tendo um papel de relevância na produção do conhecimento, visando a valorização da cultura local”, explica Bruna.

Ela destaca ainda que a partir do momento que a produção dos eventos passa a se tornar uma ação comunitária, não apenas democrática e inclusiva, oferecemos espaço e voz para artistas e produtores locais.

“Acredito que a arte tem um papel importante e que age como potência transformadora, trazendo autoestima, senso de pertencimento e o engajamento socioambiental que buscamos”, diz.

Em 2023, o projeto traz novidades e com o intuito de facilitar e ampliar o acesso das escolas públicas da região oceânica à cultura, o Ecoarte incorporou à sua proposta esse ano, que as escolas da região fossem ao teatro da Escola Municipal Portugal Neves, que vai exibir ao longo do ano, peças infantis para as UMEIs e peças para adultos dos EJAs da região, em parceria com a Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Ações

As primeiras ações do projeto já começam na próxima semana. Confira o calendário abaixo:

  • 03 a 14 de Abril – Semana de Educação Ambiental Charles Darwin.
  • Consiste em visitas interpretativas guiadas à trilha do Caminho Darwin com escolas públicas da rede municipal, em parceria com o CESES.
  • 13 de maio – Trilha interpretativa acessível do Caminho Darwin
  • Evento aberto ao público, em parceria com o projeto Montanha em Movimento, que possibilita que cadeirantes façam a trilha.

20 de maio – Festejo Cultural na BEM

Evento aberto ao público, em comemoração ao dia da Mata Atlântica e aos 10 anos da Biblioteca Comunitária do Engenho do Mato. A programação contará com batalha de MC’s, pintura em grafite da Roda Cultural do Engenho do Mato, show musical com o Palha de Milho, apresentação dos projetos socioculturais da BEM, como a RedeCria, além de oficinas de compostagem e artesanato, e exposições.

O projeto é uma realização da Ecoarte Produções, em parceria com o Instituto Floresta Darcy Ribeiro – Amadarcy, Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET e Secretaria das Culturas de Niterói. O projeto é incentivado pela Ecoponte, concessionária da ponte Rio-Niterói, que apoia diversas ações em prol da sustentabilidade da região.

Sustentabilidade

O Ecoarte contribui para cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS´s, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU: educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e consumo e produção responsáveis.

Acessibilidade

O projeto conta com apresentações de teatro acessíveis através do grupo Teatralmente, com intérprete de libras e audiodescrição. Além disso, os vídeos para as mídias sociais terão legendas em texto. Durante as Semanas Educativas o projeto vai promover visitas ao Caminho Darwin com a Associação Pestalozzi de Niterói, que trabalha com pessoas com deficiência, e em parceria com o Montanha em Movimento, projeto destinado a levar pessoas que dependam da cadeira de rodas para trilhas, vai facilitar o acesso ao local.