Agenda

Circo volta para Niterói; lona já está montada no Campo de São Bento

cidadedeniteroi.com
cidadedeniteroi.com

O Circo Teatro Saltimbanco estreia dia (01/04), no Campo de São Bento. A lona já está montada próxima ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Os espetáculos principais da trupe serão realizados aos sábados e domingos a partir das 17 horas. Toda a programação será gratuita.

Comandados por Jonathan Cericola (Palhaço Pão de Ló), os artistas encantaram o público com palhaçadas, malabarismo, equilibrismo, e muito mais, divertindo crianças e adultos dois anos depois de sua última temporada na cidade. Um dos destaques é o resgate da apresentação de um melodrama numa lona circense, com direção de Marcos Ácher.

Seminário e oficinas

Além dos espetáculos, a temporada trará atividades de formação e reflexão. Nas terças, quartas e quintas, a lona receberá o I Seminário Niteroiense de Circo, que contará com a presença de artistas, produtores, gestores e pesquisadores ligados às artes circenses. Nomes como Alice Viveiro de Castro, Richard Riguetti, Ermínia Silva já confirmaram presença. Além disso, nas segundas-feiras, serão oferecidas oficinas de circo com a Escola de Circo Clássico da Família Cerícola.

“Vamos oferecer uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre algumas técnicas circenses. E quem sabe, descobrir novos talentos para a arte do circo. Vamos falar também sobre a importância de conhecer o próprio corpo, suas limitações e habilidades. Através da Arte Circense Clássica possibilitamos ao participante socializar, interagir e, ainda que em forma de lazer, refletir sobre disciplina (sem ela, uma pessoa jamais poderá ser um bom artista circense)” informa Angela Cericola, responsável pela programação das oficinas.

Picadeiro aberto

Durante todo o mês de abril, a lona receberá ainda vários outros espetáculos e atividades oferecidos por grupos e entidades parceiros. Artistas de outras linguagens como Macedo Griot, Sol de Paula, Kaká Freitas e Jordão Pablo de Pão já confirmaram presença.

Aproximando o circo da cidade

O oferecimento de espetáculos gratuitos e a participação de outros artistas no picadeiro aberto são novas ações de uma campanha de aproximação do circo com a cidade, comandada por Jonathan Cericola e por Leo Salo, do Coletivo Experimentalismo Brabo. Desde o ano passado, estão sendo realizadas diversas apresentações de circo em diversos bairros de Niterói. Agora chegou a hora da cidade conhecer a lona e o picadeiro do Circo Teatro Saltimbanco.

Informações sobre a programação podem ser obtidas no Instagram do Circo Teatro Saltimbanco e do Campo de São Bento.