Cultura

Últimas semanas para inscrição no Edital de Cultura do Sesc RJ, em que serão destinados R$ 30 milhões para projetos culturais

O grupo Sambariah, de Niterói, foi um dos contemplados pelo último edital.
O grupo Sambariah, de Niterói, foi um dos contemplados pelo último edital.

Termina no dia 6 de abril o prazo para inscrições de projetos no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, por meio do qual a instituição vai selecionar atrações artísticas de todo o País para a sua programação de 2024. Serão investidos R$ 30 milhões em projetos de diversas linguagens, como teatro, dança, circo, exposição, audiovisual, literatura, música e intervenções artísticas volantes. O edital está disponível no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br).

As inscrições de projetos começaram no dia 9 de março, através de um formulário on-line na página da instituição (editaldecultura.sescrio.org.br). Cada proponente pode inscrever até 3 projetos, sendo que somente um será selecionado por categoria. Os projetos podem ser submetidos por empresas legalmente constituídas como de atividade artística e Microempreendedores Individuais (MEI).

Na edição deste ano, uma das novidades é a subcategoria “Produção Audiovisual”, que destinará recursos para produtores transformarem seus roteiros em produções. Outra é a possibilidade de submissão de projetos a serem apresentados em espaços públicos e escolares – e não apenas nas unidades do Sesc RJ –, com o objetivo de democratizar e capilarizar ainda mais a programação cultural da instituição. O processo seletivo também foi aprimorado de modo a simplificar e ampliar o alcance da iniciativa.

A última edição do edital recebeu inscrições de 7 estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná. O grupo Sambariah, de Niterói (RJ), foi um dos contemplados na última edição do edital. A expectativa para este ano é ampliar a procedência das produções e aumentar a programação artística para a população fluminense.

O Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar foi criado em 2021 com objetivo de reativar o setor após o impacto da pandemia de Covid-19. Desde então, a iniciativa vem se consolidando como uma das mais importantes ferramentas de incentivo à cultura do estado. O projeto é aprimorado a cada ano para atender aos anseios do setor e às exigências do público espectador.