Agenda

Seminário vai discutir rumos dos setores naval, portuário e de pesca de Niterói

Prestes a iniciar a obra do canal de São Lourenço, a Prefeitura busca unificar os segmentos para ajudar a alavancar a economia e gerar emprego e renda
Prestes a iniciar a obra do canal de São Lourenço, a Prefeitura busca unificar os segmentos para ajudar a alavancar a economia e gerar emprego e renda

Niterói vai sediar, no próximo 29 de março, um importante evento para debater ações conjuntas que ajudem a alavancar a economia da cidade nos setores naval e de pesca do município, diante da proximidade de início das Obras do Canal de São Lourenço, que devem começar ainda este ano. O seminário Ecomar, que acontecerá na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Centro, reunindo representantes dos setores público, privado e acadêmico, é organizado pela Prefeitura de Niterói, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e contará com importantes parceiros e empresários desses segmentos. As inscrições podem ser feitas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZENsnrqI1HEto3JE3yT-CnZfhGOwLdktQuOjROOBGm23pRA/viewform.

A abertura está prevista para 9h30 do dia 29 de março, com a participação do prefeito de Niterói, Axel Grael, do vice-prefeito Paulo Bagueira, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Luiz Paulino Moreira leite, de Luiz Césio Caetano, primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), e do secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, entre outras autoridades.

O EcoMar faz parte também das comemorações dos 450 anos da cidade dentro de um programa de desenvolvimento econômico e contará com a participação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Cluster Naval e Tecnológico Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Niterói vive um momento ímpar. Depois de mais de 30 anos, a cidade se prepara para iniciar a tão sonhada obra do Canal de São Lourenço. É uma grande conquista e por isso é de extrema importância que possamos nos reunir em busca de ideias comuns para impulsionarmos os setores ligados ao mar. O objetivo é que o resultado final seja a revitalização dos segmentos, aquecendo a economia e gerando emprego e renda. É uma vitória não só da prefeitura, mas de todos os parceiros que vieram conosco até agora e confiaram no nosso trabalho. Então esse seminário é de extrema importância”, explicou Luiz Paulino Moreira Leite, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Programação:

  • 10h30 às 11h – Palestra de abertura
    Futuro da Pesca: “Panorama Geral da Economia do Mar em Niterói”
    Palestrante: Luiz Paulino Moreira Leite – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói

 

  • 11h00 às 12h30 – Importância do Petróleo e do Gás
    Moderador:
    – Diogo Martins, especialista em Estudos Econômicos da Firjan.
    Convidados:
    – Heitor Ciuffo, assessor institucional do Estaleiro Mauá;
    – Domenico Acceta, Coordenador geral do INPH
    – Leandro Rodrigo Alves Lima, Superintendente de Gestão Portuária dos Portos do Rio de Janeiro e Niterói, da PortosRio (Docas).

 

Resumo do painel:

Neste painel, os palestrantes da empresa Píer Mauá e as duas Instituições do Governo Federal, Cia. Docas e INPH, vão abordar diversos temas, com destaque para a Economia Azul, a história de Niterói com a indústria offshore e perspectivas para a indústria naval e offshore através de Niterói.

Os palestrantes irão abordar a relevância dos pilares que sustentam atividades nessas estruturas portuárias, como a engenharia naval, a logística, os serviços de suprimentos às navegações. Também serão abordadas as ações do poder público para fomentar o desenvolvimento de negócios em Niterói, fazendo com que seja mostrada a verdadeira vocação de Niterói para o desenvolvimento da Economia do Mar.

  • 12h30 às 14h – Almoço

 

  • 14h às 15h30 – Potencialidades do Empreendedorismo Azul
    Moderador: Renato Regazzi – Sebrae RJ
    Convidados:
    – Juliana Ventura / Wilton Victorio / Marisa Cardoso (Sebrae RJ)
    – Dulce Ângela Procópio (Fecomércio)
    – Ricardo Voivodic (PESET)
    – MPEs que atuam no ecossistema: Girassol Apoio Marítimo (Alice) e Rio Boat Tour (Leonardo).

 

  • 15h30 às 17h -Da Coordenação ao Esforço Regulatório
    Moderador: Marcio Pinheiro de Vasconcellos (Subsecretário de Energia e Economia do Mar)
    Convidados
    – André Gabriel Sochaczewski (Emgepron/Cluster Tecnológico Naval)
    – João Roberto Vasconcellos Martins (Diretoria de Portos e Costas)
    – Prof. Newton Narciso Pereira (Universidade Federal Fluminense)

 

  • 17h às 17h15 – Encerramento (Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Luiz Paulino Moreira Leite)

 

  • 17h15 às 18h – Encontro de Relacionamento