Política

Câmara de Niterói abre CPI para apurar falhas na prestação de serviços da Enel

Divulgação
Divulgação

Foi instalada nesta quinta-feira (16/3), na Câmara Municipal de Niterói, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar falhas na prestação de serviços da Enel, concessionária de energia elétrica que opera no município de Niterói. A empresa anunciou aumento da tarifa para os consumidores a partir de abril, mas é alvo de muitas críticas e reclamações dos usuários.

“A gente vai cruzar o tempo médio de espera dos usuários dos bairros que têm maior IDH e renda, com o tempo médio de espera do povo pobre nas comunidades. Vamos comparar quanto tempo leva — e já é terrível o tempo de resposta nos bairros de classe média e com condomínios caros.” Disse Giordano que definiu junto com seus pares o calendário e os órgãos que estarão presentes durante os trabalhos. Entre eles, o Ministério Público, a Aneel (Agência Reguladora de Energia Elétrica), a Ordem dos Advogados do Brasil e a prefeitura.

O vereador Leonardo Giordano, do PCdoB, vai presidir a comissão

“A gente vai fazer as sessões da CPI abertas ao público, no plenário da Câmara. Todos vão poder frequentar. Pessoas e entidades podem ir, podem falar, podem trazer denúncias, inclusive individuais. A gente vai colocar tudo no relatório e dar tratamento. O que for do Juizado de Pequenas Causas, a gente vai ajudar.” Afirmou o Vereador Leonardo que está empenhado nesta causa.

Na próxima semana, a Enel será convocada e a audiência será aberta à população.

O que diz a Enel

Procurada, a Enel divulgou a seguinte nota, “A Enel Distribuição Rio informa que não foi comunicada oficialmente sobre a abertura da Comissão e ressalta que está à disposição das autoridades locais para discutir informações relacionadas à operação da distribuidora. A Enel Rio reforça ainda que mantém uma relação de comprometimento e transparência com seus clientes e todos os seus públicos. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de R$ 4,7 bilhões em sua área de concessão, dos quais mais de R$ 1,4 bilhão foi aplicado apenas em 2022. Como resultado dos investimentos, a distribuidora registrou melhorias expressivas nos índices de qualidade medidos pela Agência Reguladora do setor elétrico, a ANEEL. De 2018 a 2022, a empresa reduziu em 45% a quantidade média das interrupções de energia (FEC por Unidade Consumidora) e em 32% a duração média das interrupções (DEC por Unidade Consumidora).”