Notícias

Guardas de Niterói reintegram ao meio ambiente capivara encontrada no DPO em Pendotiba

Guarda Ambiental de Niterói
Guarda Ambiental de Niterói

Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói realizaram, nesta quinta-feira (16), o resgate de uma capivara que havia sido encontrada por policiais militares no Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Vila Progresso, em Pendotiba. Após o resgate, o animal foi reintegrado em área de proteção ambiental, próximo ao Canal do Camboatá, na Região Oceânica. Os guardas municipais chegaram até o animal através de uma ligação do oficial de dia do posto para o telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). (Vídeo abaixo)

A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o acionamento, capturam o animal silvestre, que logo em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe, e caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.

Já os que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.