Saúde

Gestantes começam a receber a bivalente contra Covid-19 em Niterói

Vacina Bivalente Pfizer | Foto: Alex Ramos
Vacina Bivalente Pfizer | Foto: Alex Ramos
Nesta quinta-feira (16), trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais também serão imunizados. Agendamento feito pelo aplicativo Colab agiliza o processo de vacinação e evita filas

As gestantes e puérperas já podem ir aos postos de saúde para tomar o reforço da vacina contra a Covid-19 com a dose da bivalente da Pfizer. A Prefeitura de Niterói deu início, nesta quarta-feira (15), à imunização desse grupo que teve sua data antecipada. Pessoas com 60 ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais também podem tomar sua vacina nas unidades de saúde com o novo imunizante que contém cepas atualizadas e protege também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron. A partir desta quinta-feira (16), os trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais que apresentarem o comprovante de vínculo empregatício também poderão receber a dose do novo imunizante.

“É muito importante que o público-alvo compareça aos pontos de vacinação para receber a vacina, evitando as formas graves e internação pela Covid-19. A imunização é segura e fundamental”, disse a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, que explicou que o calendário é programado de acordo com o número de doses recebidas e que será ampliado à medida que mais doses chegarem à Niterói.

Aos 5 meses de gestação, Raquel Rezende de Oliveira, 34 anos, esteve na Policlínica Carlos Antônio da Silva para garantir a dose de reforço da vacina que vai proteger a ela e sua filha, ainda na barriga. “Essa é a minha quinta dose e é um alívio. A gente se sente mais protegido, principalmente das variantes que não tinham essa proteção nas vacinas anteriores. Eu tive Covid uma vez. Já estava vacinada com duas doses, tive apenas sintomas leves e mesmo assim a doença deixa a gente bem ‘arriada’ e por isso a importância de tomar a vacina”, contou a futura mamãe de primeira viagem.

Raquel Rezende | Foto: Alex Ramos

A vacinação segue calendário por idade e está sendo feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 8h às 17h, com entrada nos postos e acolhimento até às 16h. A vacina bivalente está sendo aplicada nas policlínicas do Vital Brazil, São Lourenço, Itaipu, Piratininga, Fonseca e Largo da Batalha, na Unidade Básica da Engenhoca e no ponto volante em Jurujuba.

De forma prática, a vacina pode ser agendada pelo aplicativo Colab. Para realizar o agendamento, é necessário baixar o aplicativo Colab que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS) e realizar o passo a passo de cadastro. O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para receber a imunização é necessário estar dentro do público-alvo e da idade, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

Ana Carolina Amaral Guimarães, 41 anos, foi tomar sua dose que estava agendada pelo aplicativo. “Agendei no Colab porque achei prático e muito fácil. Já tinha usado o serviço em outra etapa da vacina e foi super rápido. Agendei hoje, para hoje mesmo, é bem simples. Eu sou uma sobrevivente da Covid. Fiquei 14 dias com a doença em 2021. Tenho asma, fui internada e quase morri. Então, a partir do momento que tem vacina liberada para mim, eu venho me vacinar porque eu sei como é estar do outro lado e quase perder a vida”.

Ana Carolina | Foto: Alex Ramos

A dose da bivalente também está sendo aplicada em pessoas que vivem em Instituição de Longa Permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, a partir de 12 anos. Para receber a vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19. É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses de intervalo entre uma dose e outra.

Imunossuprimidos – Neste grupo estão contempladas pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; vivendo com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses 120 mg/dia por 14 dias no caso de adultos ou, em crianças, doses de 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg; pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias); com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.

Orientação para pessoas acamadas – A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que, para solicitar o cadastro de vacina para acamados (de quem ainda não o possui), é necessário enviar um e-mail para [email protected]. No dia da visita deve-se apresentar comprovantes de 1ª e 2ª doses; documentação com foto e CPF; e laudo ou declaração médica justificando a necessidade da vacinação na residência.

  • Serviço: Locais de vacinação com a Pfizer Bivalente
  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
  • Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
  • Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
  • Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
  • Unidade Básica da Engenhoca – Rua Cel Guimarães, 724, Engenhoca.
  • Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)