Cultura

Dupla de circenses se une para aproximar o circo da população de Niterói

Leo Salo e Pão de Ló (Jonathan Cerícola) durante apresentação na comunidade Vital Brazil
Leo Salo e Pão de Ló (Jonathan Cerícola) durante apresentação na comunidade Vital Brazil
Artistas se unem para difundir a arte circense na cidade

Em 18 de março, o bairro de São Lourenço vai receber as cores e a alegria do circo. A data marca o lançamento oficial de uma campanha para aproximar o circo da cidade, comandada pelos artistas Jonathan Cerícola e Leo Salo. Os circenses levarão suas trupes e comandarão um animado fim de tarde, com direito à uma passeata circense com o Coletivo Experimentalismo Brabo, e uma apresentação do Circo Teatro Saltimbanco. A programação é gratuita.

Desde o ano passado, a dupla uniu forças para aproximar Niterói das artes circenses: tendo em perspectiva tanto o circo como linguagem, arrolando suas múltiplas atrações e o circo como suporte, agregando em sua lona as manifestações artísticas e culturais da cidade, em especial as que convergem com a vida cotidiana das periferias.

Jonathan Cerícola é da quinta geração da clássica família Cerícola. O artista é o responsável pelo Circo Teatro Saltimbanco, onde se apresenta como “Palhaço Pão de Ló”. Já Leo Salo, atua no Coletivo Experimentalismo Brabo, que atua com palhaçaria e literatura de cordel nas periferias da cidade de Niterói. Desde o ano passado, a dupla se juntou para apresentações pelas duas trupes e desde dezembro, trabalham ainda no planejamento de ações conjuntas para reaproximar o circo da cidade e a cidade do circo.

Jonathan e Leo atualmente alinham ações de suas respectivas trupes com o propósito de aproximar a cidade do circo e o circo da cidade. Com recursos do edital Fomentão, o Experimentalismo Brabo vem ocupando regiões da chamadas Zonas de Interesse Especial da cidade e adjacências, com palhaçaria e cordel. Já o Circo Teatro Saltimbanco, espera armar o circo na cidade em breve, com recursos do Edital Teatro e Circo 2022.

“Acredito que o desenvolvimento do circo na cidade de Niterói precisa de investimento, garantia de direitos e formação de novos artistas. É um passo definitivo que marca a correção do rumo da arte circense em Niterói. A cidade precisa conhecer os circenses locais e voltar a fazer parte da rota que outras companhias traçam para apresentar seus espetáculos” defende Jonathan Cerícola.

  • Aproximando o circo da cidade:
  • Circo Teatro Saltimbanco e Experimentalismo Brabo
  • Local: Praça General Rondon S/N
  • Data: 18 de Março
  • Programação:
  • Passeata circense com o Experimentalismo Brabo – 17h30
  • Apresentação do Circo Teatro Saltimbanco – 19h