Agenda

A vida de Clarice Lispector em 33 retratos expressionistas em Niterói

Exposição, Clarices, de Graça Craidy, no CCC Rio | Arquivo | Foto: Carlos Souza
Exposição, Clarices, de Graça Craidy, no CCC Rio | Arquivo | Foto: Carlos Souza
Exposição da artista visual gaúcha Graça Craidy será aberta no sábado (11/03), no Espaço Cultural Correios, em Niterói, onde permanecerá até 29 de abril

Uma exposição composta de 33 retratos de Clarice Lispector, pintados pela artista visual gaúcha Graça Craidy, será aberta no Espaço Cultural Correios, em Niterói, no sábado (11/03). A mostra ficará em cartaz até 29 de abril.

Em certo momento Clarice dividiu-se entre ser esposa e mulher autônoma.

De inspiração expressionista, a série “Clarices”, apresenta as várias facetas da reconhecida autora literária: a Clarice jornalista e escritora, a mulher dividida entre o casamento com um diplomata e a vida autônoma, a mãe de dois filhos, a amiga de toda a vida de suas irmãs Elisa e Tania, a imigrante ucraniana filha de judeus perseguidos, a militante política na Passeata dos Cem Mil, no Rio, a tutora do cão Ulisses.

“Acho que a exposição cumpre o objetivo de trazer para mais perto das pessoas, em uma galeria pública, aquela que com seus estranhamentos e epifanias é a maior escritora brasileira modernista, traduzida em muitos países. Embora Clarice Lispector tenha partido há mais de 45 anos, sua prosa se faz muito importante neste momento histórico de vazio existencial e da valorização equivocada do aparente e do fútil”, declara Graça, que já expôs na Itália, onde também fez cursos de pintura em Florença e Roma.

Vista geral de uma das duas salas da exposição Clarices no CCC

Os retratos produzidos pela pintora radicada em Porto Alegre são em acrílica, aquarela e pastel oleoso sobre papel, a maioria no formato 100X70 cm.

“Clarices” foi mostrada pela primeira vez no Espaço Cultural Correios em Porto Alegre, entre 29 de outubro e 17 de dezembro passado. Depois, de 19 de janeiro ao último dia 4 deste mês, esteve no Centro Cultural Correios, no Rio.

Clarice morreu de câncer em 9 de dezembro de 1977, aos 57 anos, e foi sepultada no Cemitério Comunal Israelita, no Caju, na capital fluminense

A pintora Graça Craidy criou sua versão pictórica da personagem Macabéa.
  • Exposição Clarices, da artista Graça Craidy.
  • Espaço Cultural Correios – Avenida do Rio Branco, 481, Centro de Niterói.
  • Horários: Abertura, 11/03, das 13h às 18h.
  • Visitação até 29/04, de segunda a sexta, das 11h às 18h; sábado das 13h às 18h, exceto feriados.
  • Entrada gratuita.