Cidade

Niterói convoca moradores maiores de 60 anos para a Pfizer Bivalente

Foto: Luciana Carneiro

Até sexta (3), mais de 9 mil doses já haviam sido aplicadas na população do município

Nesta segunda (6), a Prefeitura de Niterói começou a vacinação de idosos com 60 anos ou mais com a Pfizer Bivalente em Niterói. Desde a última sexta (3), imunossuprimidos com 12 anos ou mais com também já podem tomar o imunizante, que contém cepas atualizadas e protege também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Município aplicou 9.194 doses da vacina bivalente na última semana.

Foto: Luciana Carneiro

A vacinação segue calendário por idade e está sendo feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 8h às 17h, com entrada nos postos e acolhimento até às 16h. A vacina bivalente está sendo aplicada nas policlínicas do Vital Brazil, São Lourenço, Itaipu, Piratininga, Fonseca e Largo da Batalha, na Unidade Básica da Engenhoca e no ponto volante em Jurujuba.

Segundo a secretária de Saúde, Anamaria Schneider, o calendário da vacinação é programado de acordo com o número de doses recebidas. “Assim que possível ampliaremos a vacinação com a dose bivalente para os demais públicos. É muito importante que o público-alvo compareça aos pontos de vacinação para receber a vacina, evitando as formas graves e internação pela Covid-19. A imunização é segura e fundamental.”, destacou.

Também estão sendo vacinadas com a Pfizer Bivalente as pessoas que vivem em Instituição de Longa Permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, a partir de 12 anos.

Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19. É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses de intervalo entre uma dose e outra.

A partir do próximo dia 20, gestantes e puérperas também poderão tomar a vacina. Em abril, a partir do dia 17, outros grupos poderão se vacinar, como trabalhadores de Saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade (a partir de 18 anos): adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Imunossuprimidos – Neste grupo estão contempladas pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; vivendo com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses 120 mg/dia por 14 dias no caso de adultos ou, em crianças, doses de 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg; pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias); com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.

Orientação para pessoas acamadas – A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que, para solicitar o cadastro de vacina para acamados (de quem ainda não o possui), é necessário enviar um e-mail para covid19.acamadosniteroi@gmail.com. No dia da visita deve-se apresentar comprovantes de 1ª e 2ª doses; documentação com foto e CPF; e laudo ou declaração médica justificando a necessidade da vacinação na residência.

Agendamento – A vacinação pode ser agendada pelo aplicativo Colab. Para realizar o agendamento, basta baixar o aplicativo Colab que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS) e realizar o passo a passo de cadastro. O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para receber a imunização é necessário estar dentro do público-alvo e da idade, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

Vacinação bivalente contra Covid-19

  • Vacina Bivalente – calendário:
  • A partir de 20/03 – gestantes e puérperas
  • A partir de 17/04- Trabalhadores de Saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade (a partir de 18 anos): adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade.

 

  • Vacina Bivalente – locais de vacinação:
  • Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
  • Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
  • Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
  • Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
  • Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca
  • Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha
  • Unidade Básica da Engenhoca – Rua Cel Guimarães, 724, Engenhoca.
  • Novo Ponto em Jurujuba – Av. Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
To Top