Geral

Ponte Rio-Niterói comemora 49 anos

Somente em 2022, mais de 54 milhões de veículos cruzaram a Ponte entre o Rio de Janeiro, Niterói, Região dos Lagos e o litoral norte fluminense

Considerada a maior da América Latina e uma das 15 maiores do mundo, a Ponte Rio-Niterói comemora 49 anos neste sábado (4/3). Inaugurada em 1974, mais do que um marco da engenharia brasileira, a via que levou 5 anos para ser construída figura como uma das principais conexões entre as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, a Região dos Lagos e o litoral norte fluminense. A via é administrada pela Ecoponte, concessionária do Grupo EcoRodovias, que hoje opera mais de 4 mil quilômetros de rodovias no Brasil de forma sustentável e socialmente responsável.

Ecoponte

 

Ao compor um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, sob a imponente Baía de Guanabara, a quase cinquentenária ostenta algumas curiosidades. Seu Vão Central é o maior em viga reta contínua do mundo, com 300 metros de comprimento e 72 metros de altura, totalizando 1.152 vigas. A via também possui a mais importante estrutura protendida (técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto) das Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos no seu interior. Por conta de seu comprimento, largura e a altura dos pilares e das fundações submersas cravadas em rocha, no fundo da baía, a Rio-Niterói é uma das maiores pontes do mundo em área construída.

Os grandes números da ponte não param por aí. Diariamente, transitam pela via cerca de 150 mil veículos. Somente em 2022, por exemplo, cruzaram 54 milhões de veículos, o que corresponde a 25% da população brasileira. Significa dizer que, levando em conta que o Rio de Janeiro possui 17,5 milhões de pessoas (segundo o IBGE), o equivalente a 3 vezes a população do Estado cruzou a Ponte Rio-Niterói em 1 ano.

Mas as quase cinco décadas da Ponte também marcaram a história de pessoas. É o caso de um dos funcionários mais antigos em atuação na Rio-Niterói, o operador de pedágio Rogério Mendes, que há 23 anos trabalha no local. “Nesses anos todos, pude perceber que fazemos parte da vida das pessoas. Elas passam por aqui para trabalhar diariamente ou apenas aos fins de semana, para viajar. E nós, que trabalhamos na Ponte, também estamos inseridos na vida delas. Se não fosse este trabalho, eu não conheceria tanta gente”, conta orgulhoso.

“Pra nós, é um orgulho administrar uma das grandes obras da engenharia nacional e saber que já contribuímos sobremaneira para o seu desenvolvimento. Desde que assumimos a concessão da Ponte Rio-Niterói, fizemos expressivos investimentos na sua infraestrutura, fundamental para a modernização de uma das vias mais importantes do Estado do Rio de Janeiro”, destacou o diretor superintendente da Ecoponte e EcoRioMinas, Julio Amorim.

Cinquentenário da Ponte Rio-Niterói

Ainda em 2022, a Ecoponte iniciou o planejamento para as comemorações dos 50 anos da Ponte Rio-Niterói com o Projeto Conexões, que levará ao público uma exposição de imagens e fotografias montada dentro de containers marítimos, instalados em espaços públicos nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro para visitação gratuita, ainda em definição. A exposição contará com monitoria educativa para recepcionar os visitantes, trará ações educativo-culturais direcionadas aos estudantes de ensino fundamental e material para ser acessado na internet. A população acessará, ainda, conteúdo cultural de qualidade que inclui história, memória, símbolos e paisagens vinculados à Ponte.

To Top