Política

Barcas: Projeto autoriza intervenção no transporte aquaviário do RJ

Deputado Flavio Serafini (PSOL).
Deputado Flavio Serafini (PSOL).

A polêmica sobre uma possível interrupção dos serviços de transporte das barcas, na travessia da Baía de Guanabara, ganhou ainda mais força.

O deputado Flavio Serafini, do PSOL, e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário, protocolou um Projeto de Lei que autoriza a intervenção do governo do Estado no sistema de transporte aquaviário no Rio de Janeiro.

O contrato de concessão das barcas expirou em 12 de fevereiro e, desde então, o serviço funciona sustentado por um acordo feito pela CCR e o Governo fluminense. O deputado explica a medida.

“Isso está se fazendo necessário porque o governo do Estado não realizou uma contratação emergencial para dar continuidade aos serviços com o término desses contratos com a CCR. Por outro lado, a CCR tem chantageado a sociedade, tem chantageado o governo, tem tentado chantagear o Ministério Público e o Tribunal de Justiça ao atrelar um acordo pela continuidade do funcionamento ao reconhecimento de uma dívida de quase um bilhão de reais, que é contestada em uma ação judicial com decisão do Superior Tribunal de Justiça”.

A concessionária CCR informou que, por dificuldades financeiras, só vai manter o a prestação do serviço até sexta-feira (3).

Por Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional