Polícia

Polícia Federal cumpre busca e apreensão em Icaraí, Zona Sul de Niterói

Divulgação PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, (28/2), a Operação Acesso Restrito, visando desarticular organização criminosa responsável por fraudar mais de R$ 4,5 milhões de reais de contas bancárias da Caixa, em novembro de 2022.

Na ação de hoje, os policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro e Nova Iguaçu.

 

As investigações tiveram início a partir de informações repassadas pela Centralizadora Nacional de Segurança da Caixa Econômica e apontam que os suspeitos utilizaram acessos privilegiados e desviaram valores de contas sociais digitais da instituição bancária, de onde foram sacados indevidamente.

Os indivíduos, alvos dos mandados, prestavam serviços de informática a agências da região metropolitana do Rio de Janeiro e se aproveitaram de seu trânsito e de suas credenciais de acesso para obter acessos privilegiados de uso restrito.

Os acessos privilegiados foram utilizados para obter senhas e perfis de acesso de outros empregados da Caixa, os quais serviram para transferir indevidamente valores para contas digitais vinculadas a projetos sociais e possibilitar o saque pelos criminosos.

Foi identificada a participação de um hacker já envolvido em outros ataques cibernéticos a contas bancárias, o qual se encontra foragido. A ação é mais uma operação decorrente da Força-Tarefa Tentáculos e contou com a parceria da Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas (CBAN), da recém-criada Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, com a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Os crimes investigados abrangem peculato, violação de sigilo funcional, invasão de dispositivo informático e furto qualificado, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

To Top