Agenda

Sinfônica Ambulante vai arrastar uma multidão em Niterói

Foto: Divulgação/Rodrigo Campanario
Foto: Divulgação/Rodrigo Campanario

Neste sábado, 25/02, a Sinfônica Ambulante arrasta uma multidão de foliões em Niterói em seu tradicional desfile de carnaval em Icaraí. A concentração começa às 14h na Praça Getúlio Vargas (pracinha do antigo Cinema Icaraí) e a saída do bloco é às 16h.

  • 🗓 Sábado | 25/02
    🕓 14h
    🎟 Gratuito
    🟩 Classificação Livre
  • 📍Praça Getúlio Vargas – Praia de Icaraí
    (pracinha do antigo Cinema Icaraí)

Formada em Março de 2011, a partir do encontro de amigos músicos das mais variadas influências, a Sinfônica Ambulante sempre quis fazer arte de livre acesso ao ocupar espaços públicos com muita música e diversão.

Buscando criatividade e irreverência, contaram com a presença de bateristas e percussionistas se juntando ao sopro de metais, como saxofones, trompetes, trombones e flautas, além de surdos, caixas, repique, alfaia, derbak e outros instrumentos.

No repertório, desde sambas consagrados ao bom e velho Rock’n Roll, assim como diversos ritmos diferentes, como a Funky Music, o Forró e o Maracatu. Com releituras próprias, sempre aliadas a muita descontração e improviso entre os integrantes, atravessam o trabalho de artistas como Zé Kéti, Jorge Bem Jor, James Brown, Nirvana e Beatles, além de músicas de filmes famosos, dentre muitos outros.

Fazendo jus ao seu nome, o grupo levou seu som para os mais diversos públicos, seja nos ensaios abertos semanais que acontecem na Praça do Cinema Icaraí, ou em suas apresentações mensais por praças e parques de Rio de Janeiro, Niterói e interior do Estado.

O grupo já chegou a abrir shows para grandes artistas da música brasileira, como Bangalafumenga, Elba Ramalho e Gilberto Gil. Desde então, a “Ambulante” passou a ocupar um importante lugar no cenário cultural fluminense, com shows realizados em diversas casas de espetáculos e cidades do Estado, tendo excursionado também com seu show para São Paulo.

A cada aniversário, a Sinfônica Ambulante realiza a Tomada Cultural de Niterói, reunindo diversos artistas das mais variadas modalidades para uma grande festa no Campo de São Bento, intercalando com a música atrações de dança, teatro, circo, malabares, pernas de pau, entre outros. Também desfila com seu bloco no sábado após o Carnaval (sábado das campeãs), na Praia de Icaraí, em Niterói. Dentre os Carnavais realizados em sua história, a banda fez um cortejo marítimo atravessando de barca a Baía de Guanabara, desembarcando na Praça XV – Rio de Janeiro, para seguir em cortejo pelas ruas do Centro histórico do Rio.