Turismo

Parque com vista panorâmica de 360º é atração em Niterói

Parque com vista panorâmica de 360º é atração em Niterói

O Parque Histórico Monte Bastione, situado no Forte Rio Branco, em Jurujuba, foi aberto ao público, no ano passado. Na ocasião, os convidados participaram de uma visita guiada aos equipamentos históricos e turísticos, entre eles, os fortes de São Luis e do Pico, que encantaram os presentes pela vista panorâmica com um espaço visual de 360º.

O tenente coronel Flávio Henrique Pinheiro da Costa com sua esposa Anna Karina, o presidente da Neltur, Paulo Novaes e convidados, no pavilhão.



A solenidade foi conduzida pelo Tenente Coronel Flávio Henrique Pinheiro da Costa, Comandante do 21º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Bastione, que destacou a abertura do histórico Parque Monte Bastione para o público e os turistas. O excelente trabalho de guia foi feito pelo capitão Castricini.



O presidente da Neltur, Paulo Novaes, ressaltou a importância do parque Bastione, pelo seu valor histórico, arquitetônico e as paisagens deslubrantes.

O local é conhecido como a Machu Picchu brasileira




No total, são 13 espaços culturais que fazem parte do Parque histórico Monte Bastione: o Forte do Pico, localizado a 227 metros de altitude, com uma visão panorâmica com um campo visual de 360º. Considerado um dos 50 melhores pontos de observação do mundo, avista-se a Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e as praias da Zona Sul carioca; Reduto do Pico, desde o Século XVI, funcionava como um Posto de Observação da Baía da Guanabara; Postos de Vigilância da II Guerra Mundial, juntamente com o Forte Tabaíba, com uma posição estratégica exercia esta vigilância; Forte da Praia do Fora, considerada uma defesa complementar da Fortaleza de Santa Cruz; Forte de São Luis, início da ocupação foi em 1567 e sua construção ocorreu no período de 1765-1775, para se defender de uma possível invasão espanhola; Monumento aos náufragos dos navios Baependy e Itagiba, um reconhecimento do 21º Grupo de Artilharia a esses heróis na II Guerra Mundial; Monumento aos integrantes do II Grupo do 1º Regimento de Obuses Auto Rebocado na campanha da Itália; Acervo de canhões, com 29 armamentos de várias épocas; Acervo de veículos militares; Salão de Exposição Marechal Mascarenhas, que registram a presença brasileira na II Guerra Mundial: Pedra da Vigia, era usada pelo pescador mais experiente da região, desde o ínicio do Séc XX, para orientar os barcos pesqueiros; Área proteção ambiental, apresenta a fauna e a flora.




O cenário deslumbrante do Forte do Pico.




A visitação ao Parque Monte Bastione é com visita guiada mediante pagamento de ingresso de R$ 10,00. A gratuidade é para militares e seus familiares, portadores de necessidades especiais, idosos acima de 60 anos, crianças menores de 12 anos (acompanhado de seu responsável) e escolas. O Parque Histórico Monte Bastione está localizado na sede do 21º Grupo de Campanha (Forte Barão do Rio Branco). Alameda Marechal Pessoa Leal, nº 265, Jurujuba, Niterói-RJ. CEP 24370-255. 




A visita poderá ser realizada trajando bermuda e camiseta, sendo vedado o uso de traje de banho. Maiores informações: (21) 3611-4205 e acessar o site http://www.21gac.eb.mil.br.

Divulgação