Eventos

Vermelho e branco de Niterói levanta a Sapucaí com a história de Rosa Maria Egipcíaca

Viradouro fechou os desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2023!
Viradouro fechou os desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2023!

Aos gritos de “campeã” na dispersão, a Unidos do Viradouro encerrou os desfiles do Grupo Especial do Rio na madrugada desta terça-feira (21). A vermelho e branco de Niterói foi a sexta escola a desfilar e levantou a Sapucaí com um desfile para lembrar de Rosa Maria Egipcíaca, primeira mulher preta a escrever um livro no Brasil e esquecida pela história. (Veja os vídeos e fotos do desfile abaixo).

Erika Januza, rainha de bateria, foi a responsável por interpretar um “espírito” incorporado por Rosa Maria. A caracterização contou com uma fantasia vermelha e lentes amarelas nos olhos. A dançarina Lore Improta, que é casada com Léo Santana, desfilou como musa da Viradouro.

O carnavalesco Tarcísio Zanon retratou a mulher que foi escravizada aos 6 anos de idade, considerada bruxa pela Inquisição, mas que foi aclamada pelo povo como santa. “Quando achamos que a nossa comunidade já deu o seu melhor, ela vai lá e nos surpreende ainda mais. Foi um desfile cheio de amor, garra e uma energia surreal.”