Trânsito

Ecoponte leva simulador de capotamento para o Carnaval da Marquês de Sapucaí

Ecoponte
Ecoponte
Iniciativa das concessionárias, com o apoio da Ecosul e parceria com o Detran-RJ, pretende chamar atenção do público para a importância da utilização do cinto de segurança

Simular acidentes, mostrar seus impactos e conscientizar a sociedade para o uso do cinto de segurança. Com este foco, a Ecoponte, administradora da Ponte Rio-Niterói e a EcoRioMinas, concessionária do sistema rodoviário Rio de Janeiro (RJ) – Governador Valadares (MG), levam para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, nos dias 18, 19, 20 e 25 (Desfile das Campeãs), um simulador veicular de capotamento. A iniciativa conta com o apoio da concessionária Ecosul e a parceria do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ).

O simulador veicular de capotamento foi criado a partir de pesquisas desenvolvidas pela Ecosul e, atualmente, é utilizado em campanhas de segurança viária realizadas pela concessionária com atuação no estado do Rio Grande do Sul. Com o uso de óculos de realidade virtual, na parte interna do equipamento, o usuário percorre um trecho de rodovia e, em determinado momento do filme, o carro desgoverna e sai de pista, transmitindo a sensação real de capotamento. Durante a simulação, os técnicos orientam o público sobre quais medidas deve tomar para sair do carro em segurança.

De acordo com o diretor superintendente da Ecoponte e EcoRioMinas, Julio Amorim, a ação reforçará as ações das concessionárias para a conscientização e maior segurança da população. “Nada mais oportuno do que aproveitar a programação do Carnaval do Rio 2023, uma das maiores manifestações culturais do mundo, para interagir com o público presente e reforçar que o cinto de segurança ainda é, hoje, a melhor alternativa de preservar vidas no trânsito”, destacou o executivo.

Durante os quatro dias de ações, das 19h às 22h, no lado par do sambódromo, ao lado do Botequim do Samba, o público terá oportunidade de entrar no equipamento e vivenciar casos reais de acidentes de trânsito. Todas as atividades serão acompanhadas de perto por equipes da Ecoponte e EcoRioMinas. Para utilizar os simuladores é preciso ter idade acima de 18 anos e é obrigatória a utilização do cinto de segurança.

Os agentes do Detran-RJ vão atuar com ações lúdicas e didáticas sobre um trânsito seguro, além da distribuição de brindes do departamento. “Estamos mais um ano na avenida levando mensagens de conscientização aos foliões sobre a importância da direção segura. No maior espetáculo da Terra, é necessário que todos cheguem e saiam com segurança, seguindo todas as regras para transformar o trânsito em um ambiente de paz e alegria”, afirma o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.