Geral

Niterói entre as cidades mais afetadas por raios nesta semana

Niterói foi fortemente atingida por raios nesta semana.

A Enel Distribuição Rio divulgou que contabilizou, desde o dia 1º de fevereiro, por meio do serviço contratado de Monitoramento Climático da Climatempo, 78.897 raios nuvem-solo (que atingem a terra) em toda a sua área de concessão. As regiões mais afetadas por descargas atmosféricas foram Campos dos Goytacazes (7.016), Cachoeiras de Macacu (6.888), Silva Jardim (5.189), Duque de Caxias (4.185) e Macaé (2.748).

Desde o início do mês, a área de concessão da Enel Rio tem sido fortemente atingida pelos sucessivos eventos climáticos, com tempestades de verão e ventos superiores a 80 km/h, que provocaram quebras de árvores e objetos lançados sobre a rede de distribuição de energia.

 

Nas tempestades dessa semana, as localidades mais afetadas foram Niterói, Magé e Serrana. A distribuidora informou que as ocorrências dos últimos quatro dias (13 a 15/2) ocasionaram diversos danos na rede elétrica, sendo 700 ocorrências decorrentes de árvores tombadas e galhos e 498 por descargas atmosféricas até o momento. A queda das árvores também ocasionou danos em 142 postes da rede elétrica da companhia. Diante desse cenário, a Enel Rio ativou o seu Plano Verão e montou uma operação especial, aumentando em até 10 vezes o número de equipe de campo envolvendo diferentes áreas da empresa, com o objetivo de restabelecer os clientes afetados no menor tempo possível.

Niterói foi fortemente atingida por raios nesta semana.

“Estamos trabalhando dia e noite com reforço das equipes em campo, operadores do Centro de Controle e equipe de gestores todos mobilizados para atuar nos reparos da rede ocasionados sucessivas tempestades e restabelecer os clientes impactados”, afirma Thiago Morais, responsável por Operação e Manutenção na Enel Rio.

Com o cenário de mais chuvas previstas para o Estado do Rio nos próximos dias, a distribuidora faz um alerta com cuidados dentro e fora de casa em casos de tempestades:

Niterói foi fortemente atingida por raios nesta semana.

Cuidados dentro de casa durante a tempestade

  • Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa ou local abrigado enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante a tempestade

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Niterói foi fortemente atingida por raios nesta semana.

Cuidados em casos de alagamentos

  • Desligue os disjuntores internos para evitar curtos-circuitos;
  • Retire os equipamentos da tomada e deixe-os fora do alcance da água;
  • Em caso de inundações dentro de residências ou estabelecimentos, não entre em contato com as instalações elétricas;
  • O contato acidental de varas e remos com a rede elétrica pode causar graves acidentes, por isso evite circular em barcos e botes por locais onde a rede elétrica esteja muito próxima;
  • Nunca escale postes ou torres de energia elétrica para tentar se proteger das enchentes;
  • Não encoste em objetos metálicos como semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades em uma enchente.
  • Depois que o nível da água baixar, procure um eletricista para rever a instalação elétrica do imóvel antes de religar os disjuntores;
  • No caso de rompimento de fios elétricos, a orientação é ficar distante, evitando se aproximar dos cabos. Evite o contato com a água, principalmente, se estiver próxima de algum fio partido ou estrutura elétrica energizada, e acione imediatamente a Enel Distribuição Rio, pelo 0800 28 00 120.
To Top