Cidades

Prefeitura diz que segue realizando limpeza de rios e canais em Niterói

Divulgação
Divulgação

Após dias de caos e muitos pontos de alagamento em Niterói por conta das fortes chuvas que atingem a região metropolitana do Rio, a prefeitura divulgou nas redes sociais o trabalho que vem realizando como parte do plano de prevenção às chuvas de verão. “Como parte do plano de prevenção às chuvas de verão, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos vem intensificando desde setembro a limpeza de rios e canais da cidade.” informou o executivo.

Divulgação

De acordo com a prefeitura, as ações foram feitas em vários locais como canais em Santa Bárbara, Fonseca (Teixeira de Freitas), São Lourenço (Campo do Mineirinho), Santa Rosa (Viradouro), Largo do Marrão, São Francisco, Forte do Rio Branco, Rio do Ouro, Tenente Jardim, Ari Parreiras, Barreto (atrás da SEOP), Engenhoca (Craveiro Lopes), Monan Pequeno, Caetano Monteiro, Largo da Batalha, Washington Luís (Centro), além dos rios Canoas e Matapaca.

Segundo o executivo, atualmente, as equipes estão atuando no Rio Bomba, no Barreto, no canal do Muriqui Pequeno, em Pendotiba, no canal do Morro Souza Soares, em Santa Rosa, no canal da Cintura (Piratininga) e do Rio da Vala (Maravista) e recentemente, foi concluída a limpeza do Rio Maruí, na Engenhoca, e retiradas 240 toneladas de detritos do local.

Limpeza de ralos, caixas e lavagem de rede na Praia das Flechas no último dia 02 de Fevereiro.

Ainda de acordo com a prefeitura, está em andamento, a limpeza do Rio Bomba, que fica na mesma região. “O serviço foi iniciado em 12 de janeiro e as equipes limparam quase 1.700 metros de extensão do rio, ainda faltam 600 metros. Já foram retiradas 180 toneladas de detritos do canal.” informou e completou, “Atualmente, há equipes também no Rio Jacaré, que usam retro e caminhão. O serviço não tem previsão de término por conta das últimas chuvas. As equipes iniciaram a limpeza do Rio João Mendes, na Região Oceânica. Estão removendo resíduos, bananeiras, galhos, troncos e lixo. Além de serem limpos, os rios e canais também são dragados. A maioria é limpo duas vezes ao ano, mas há casos que ultrapassam esse número.”

Paralelo a esse trabalho, a prefeitura ressaltou que as equipes estão todos os dias limpando ralos, caixas de passagem e efetuando a lavagem de rede em diversos pontos da cidade. “No período entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, a Seconser realizou a limpeza de 4.236 caixas e 4.322 metros de redes lavadas. Limpou um total de 62.363 metros de rios e canais.” informou a prefeitura e pediu, “Seja consciente! Lixo é no lixo e se for chover, evite de levá-lo para fora. Fique atendo aos horários de coleta no site da CLIN.”