Notícias

Prefeitura de Niterói monitora chuvas na cidade

Av. Roberto Silveira em Icaraí ficou completamente alagada.
Av. Roberto Silveira em Icaraí ficou completamente alagada.
O município permanece em estágio de atenção e, até o momento, não há registros de feridos

A Prefeitura de Niterói informou que está monitorando as chuvas que atingem a cidade desde a tarde desta segunda-feira (13). Diversos bairros sofreram com alagamentos e passageiros ficaram ilhados no Terminal Rodoviário João Goulart. As Secretarias Municipais de Defesa Civil e de Assistência Social, além da Nittrans, Samu e Administrações Regionais estão com equipes nas ruas para minimizar os transtornos aos moradores. O município permanece em estágio de atenção e, até o momento, não há registros de feridos. (Vídeos abaixo mostram como ficou a Rua Presidente Backer, Av. Jansen de Melo e Alameda São Boaventura no Fonseca)

A Defesa Civil informou que, em 1 hora, choveu cerca de 51,6 mm no Bonfim (Fonseca), 46,6 mm em Tenente Jardim e 33,8 mm no Barreto. A Defesa Civil ressaltou ainda que está em contato constante com os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (NUDEC) e lideranças das Associações de Moradores das comunidades, a fim de antecipar possíveis problemas e melhorar as ações preventivas nas áreas de risco. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Até o momento, as sirenes do Bonfim e Tenente Jardim foram acionadas e não houve registros de feridos. Agentes da Defesa Civil, Samu, Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, e das Administrações Regionais estão orientando a população nos locais. Em caso de acionamento de sirenes, a população deve seguir imediatamente para os pontos de apoio. No caso do Bonfim, é a Escola Ernani Moreira Franco. No Tenente Jardim, a Escola Municipal Tiradentes é o local indicado.

 

 

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, nesta terça-feira (14/02) e quarta-feira (15/02), o tempo ficará instável devido ao calor e a alta disponibilidade de umidade na atmosfera. Previsão de céu claro a parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva moderada a forte na tarde de terça-feira e tarde e noite de quarta-feira, acompanhadas de raios e rajadas de vento. As temperaturas seguirão estáveis e os ventos fracos a moderados.

Prevenção – A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:

  • Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
  • Caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.