Política

Prefeito de Niterói anuncia novas secretárias

Arquivo
Arquivo
Doutora em Sociologia e Direito, Nadine Borges assume Direitos Humanos; e Secretaria das Culturas fica com a pesquisadora Julia Pacheco

O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou, na sexta-feira (10), as novas secretárias das pastas de Direitos Humanos e das Culturas. Nadine Borges e Julia Pacheco, respectivamente, assumem as secretarias. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município de sábado (11).

O prefeito comentou a escolha das duas profissionais. “Acredito ser fundamental fortalecer o processo de democracia, lutar contra a exclusão social e dar voz e oportunidade aos cidadãos. Niterói tem vocação para o avanço e sempre busca ações afirmativas através de políticas públicas que reforçam a luta por justiça social e pelo desenvolvimento sustentável, promovendo a cultura como um direito para todos. A cidade ganha muito com essas duas grandes aquisições. Seguiremos avançando no caminho no desenvolvimento, com justiça social e valorizando nossa pluralidade cultural”, destacou Axel Grael.

Nadine Borges é doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atualmente cursa Pós-Doutorado. Ela é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ) e conselheira da mesma entidade. Foi assessora especial do Ministério dos Direitos Humanos e coordenadora de Relações Institucionais da Comissão Nacional da Verdade, além de presidente da Comissão da Verdade do Rio. Nadine integrou recentemente o corpo técnico do Grupo Técnico de Direitos Humanos da equipe de transição do Governo Lula, contribuindo na redação final em diversos temas.

Prefeito Axel Grael e Nadine Borges.

Julia Pacheco é gestora cultural, pós-graduada em Cultura e Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi pesquisadora da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais. Em Niterói, atuou como chefe de gabinete da Secretaria das Culturas na implementação da Lei Aldir Blanc; do Programa Niterói Audiovisual; além de acompanhar a execução do Programa Cultura Viva. Julia possui experiência em formulação, execução e avaliação de políticas públicas na área da cultura.

Julia Pacheco