Política

Wolney, uma lenda da política fluminense

Wolney Trindade | Arquivo
Wolney Trindade | Arquivo
Por: Mário Sousa, jornalista e escritor

Com uma história de mais de cinquenta anos na vida pública, Niterói perdeu Wolney Trindade, aos 82 anos. Uma figura política, respeitada, que deixou a marca do jeito Wolney de ser na cidade, com suas efetivas ações, principalmente, na Zona Norte, e em todos os órgãos por onde transitou. Dentre os cargos que Wolney ocupou destacam-se: Presidente da Câmara de Vereadores; Secretário Municipal de Obras; de Segurança; de Controle Urbano; Secretário de Habitação em Itaboraí; Deputado Estadual.

Seu amigo, Heitor de Souza sempre defendeu Wolney como a figura de respeitável espírito público e profundo conhecedor de cada canto da cidade de Niterói. Com razão o Heitor, pois Wolney descrevia pessoas com uma incrível precisão; tinha amplo conhecimento sobre as ruas, guetos, personagens e bairros da cidade; e sempre tinha uma resposta, ou solução, para qualquer assunto ou fato polêmico. E como polemizava, além de ser um exímio contador de histórias e estórias.

Durante anos, dirigiu o PMDB de Niterói, foi vereador por cerca de 35 anos, e sua trajetória política teve maior destaque no período em que Moreira Franco foi prefeito de Niterói. O salto de Wolney para a Alerj foi através do prefeito Jorge Roberto Silveira, de quem foi vice, na disputa pela Prefeitura.

Na presidência da Câmara dos Vereadores, Wolney transformava o plenário num grande palco de polêmicas, casos folclóricos e decisões emblemáticas. No entanto, conseguia ser um líder respeitado por todos, inclusive, pelos próprios adversários de outros partidos. Dentre tantos casos ocorridos, um bastante curioso foi quando Wolney, presidindo uma sessão, começou a ler diversos processos:

  • Processo do vereador tal: Aprovado.
  • Processo do vereador tal: Reprovado.

Lá pelo quinto processo que estava lendo, percebeu que os vereadores estavam desatentos, conversando em pequenos grupos. Diante desta cena, Wolney deu um soco na mesa e gritou:

Então, é assim! Eu me “esguelando” aqui pelos projetos de vocês e ninguém presta atenção! Então, acabou a sessão! E começou a rasgar todos os processos e a jogar no chão do plenário.

Era o modo Wolney de ser. Com todos os fatos e contradições, Niterói perde uma personalidade e uma lenda importante de sua história política.