Geral

Vídeo mostra como vai ficar o Cinema Icaraí; assista

Divulgação

ASSISTA ACIMA ☝️| Em 10 de Janeiro, o prefeito de Niterói Axel Grael lançou, em parceria com o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o edital de licitação para as obras do Cinema Icaraí. O prédio, que teve suas atividades encerradas em 2006, será todo preservado e contará com três salas de cinema de última geração, sala para concertos, que abrigará a Orquestra Nacional da UFF, espaço gastronômico entre outras instalações.

Além da preservação de todo o patrimônio histórico, em especial o estilo art déco, a obra também irá se destacar por ter acessibilidade para os visitantes e ser sustentável. O investimento será de cerca de R$55 milhões e o prazo de execução da obra será de 12 meses, a partir da assinatura da Ordem de Início. Além disso, o local ganhará quatro espaços de gastronomia. Segundo o anteprojeto, o Cinema terá um aumento de 1.267,00 m² de área construída.

 

A reforma do Cinema Icaraí trará de volta toda a atividade do prédio histórico e vai recuperar o importante espaço cultural do município. O projeto ainda manterá as características originais do equipamento, com a inclusão de mais andares para a abertura de novos espaços.

O município possui outras parcerias com a Universidades Federal Fluminense (UFF), como o prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), ou trabalhos Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), uma iniciativa pioneira de produção acadêmica, voltada à gestão pública que trazem tantas ideias boas para a cidade.

Projeto – A obra de restauração inclui a preservação da fachada e restauro do saguão com todos os seus elementos: bilheteria, bomboniere, piso, teto, portas, escadarias e, ainda, a instalação de elevador e escada rolante, oferecendo acessibilidade plena.

No salão, todos os componentes decorativos serão revitalizados e o palco será ampliado para comportar uma orquestra sinfônica. A plateia terá capacidade para 299 pessoas e será instalada uma plataforma elevada para acesso ao subsolo. O projeto também inclui a revitalização deste subsolo, abaixo do palco, para área técnica e espaço de acervo e guarda de instrumentos.

O primeiro pavimento comportará os camarins, um mezanino para 69 pessoas e um restaurante. O segundo pavimento receberá toda a infraestrutura para atender a orquestra e também estarão localizadas as áreas administrativas do empreendimento.

As salas de cinema estarão localizadas no terceiro pavimento: uma delas terá capacidade para 150 lugares e outras duas com 65 lugares cada. Além do espaço administrativo do cinema, o andar terá um café/bomboniere.

O quarto pavimento ganhará um bar bistrô e será criado um quinto pavimento, sem retirar as características da fachada, para a construção de um restaurante com varanda e vista para o mar.

Na cobertura serão instaladas as placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar. Todo o prédio também terá sistema de captação de água da chuva para reuso.

História – Construído nos anos 40, o edifício em estilo art déco foi um dos mais tradicionais cinemas de Niterói, até encerrar as atividades em 2006. Devido a importância arquitetônica, histórica e cultural, o prédio foi tombado em 2001 pelo município e em 2008 pelo Estado, e guarda na memória dos niteroienses um espaço de cultura e encontro para lazer.

To Top