Cultura

Conheça a história da Banda do Ingá

Banda do Ingá | Arquivo

A Banda do Ingá comemora os seus 50 anos no próximo domingo (12), prometendo mais um ano de muita animação. E, abrindo o Carnaval Niteroiense nesta data, a partir das 11h, no Caminho Niemayer, a tradicional Banda espera receber 15 mil foliões.

A banda Bicho Solto, Os Intimistas, Banda Axerê, e um dos trios elétricos mais famosos do Brasil vindo da Bahia contagiará todo o público presente. Ainda haverá um palco onde vai rolar muito som nos intervalos dos shows, com a presença de um DJ. E pensando também nos pequenos foliões, vai acontecer uma matinê na praça César Tinoco no bairro do Ingá, a partir das 10h.

 

Banda do Ingá no Caminho | Arquivo

A troca dos abadás poderá ser realizada do dia 8 ao dia 11 próximos, das 10h às 22h, entre a Rua Pereira Nunes e Presidente Pedreira, no bairro do Ingá, tradicional local de atividades do bloco. Caso sobrem alguns dos 8 mil abadás disponíveis para troca durante a semana, os organizadores  disponibilizarão no dia do evento, a partir das 8h, em frente ao local do evento. Quem estiver com o abadá, poderá entrar direto no evento. Já para aqueles que não tenham adquirido, o acesso estará disponível com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Pensando na total segurança dos foliões, os organizadores disponibilizarão posto médico, serviço de atendimento de bombeiros, três ambulâncias, policiamento, segurança privada e detectores de metal.

História

No ano de 1973 após um pico de luz no bairro do Ingá, os donos da Padaria Teixeira, Seu Miro e Seu Antônio, ofereceram sorvetes aos clientes e amigos, já que devido a falta de luz os produtos iriam estragar. Um grupo de amigos, após tomar sorvete e ainda no escuro, resolveu pegar as caixas dos sorvetes e começar a batucar. Assim veio a ideia de fazer um samba no bairro com a união de vizinhos e amigos, e desse modo surgiu a famosa Banda do Ingá.

“Quando se fala no carnaval de Niterói, logo vem a cabeça a banda do Ingá, que é a abertura oficial do carnaval, aqui em Niterói. A banda sai sempre um domingo antes do final de semana do carnaval. Por toda a história do bloco, nós saíamos do Ingá até a Praia de Icaraí. No último ano, em 2020, resolvemos fazer no Caminho Niemeyer. E foi um grande sucesso. Como esse ano não teve como fazer na Praia de Icaraí, vimos o Caminho Niemeyer como mais viável nesse momento.” afirma Luiz Carlos Gallo, filho de um dos fundadores e um dos organizadores do bloco.

Gallo é filho de um dos fundadores da Banda do Ingá e mantém a tradição viva ao longo dos anos.

Gallo é filho de um dos fundadores da Banda do Ingá e mantém a tradição viva ao longo dos anos. Ao contrário de 2020, quando a banda saía do Ingá para ir ao Caminho, esse ano estará concentrada totalmente no local. Mas para o futuro a ideia é a volta para a Praia de Icaraí, saindo do Ingá, como sempre foi.

Gallo garante que o evento terá toda segurança necessária, “Em 50 anos de banda, nunca tivemos um problema. É um evento para toda a família curtir e brincar. Compareçam e desfrutem com toda a segurança necessária. No local, haverá posto médico, serviços de atendimento de bombeiros, três ambulâncias, teremos policiamento, e detectores de metais na entrada. Uma estrutura completa.”

“Hoje sou presidente de honra, minha sobrinha Amanda Gallo é a presidente e estamos dando continuidade ao legado deixado pelas nossas famílias e amigos. Os filhos de outros fundadores também permanecem na banda e nos ajudam a resgatar o que o Ingá tinha de bom: a união” concluiu Gallo.

To Top