Notícias

Niterói em caos devido às fortes chuvas; vídeos

Av. Roberto Silveira esquina com Av. Sete de Setembro em Icaraí na noite desta terça-feira (07).
Av. Roberto Silveira esquina com Av. Sete de Setembro em Icaraí na noite desta terça-feira (07).
07/02/2023 19h59

Uma forte chuva que atinge a cidade no final da tarde e noite desta terça-feira (07), provocou um caos no município, alagamentos, correria, engarrafamento, falta de luz em diversos pontos e muito desespero nas ruas. A Defesa Civil de Niterói informou que a cidade está em estágio de alerta devido à frente fria que trouxe núcleos de chuva forte e muito forte para o município. As regiões de Rio do Ouro (86,8 mm), Maria Paula ( 84,2 mm), Várzea das Moças (65,2 mm) e Jurujuba (54,2 mm ) registraram os maiores acumulados pluviométricos. (Vídeos abaixo mostram a situação de quem estava na Av. Roberto Silveira, em Icaraí)

A moradora de Icaraí, Amanda Avelino, que se encontra na Rua Ator Paulo Gustavo, desabafou “a única coisa que quero é chegar em casa.” Amanda que mora na Av. Roberto Silveira, completou, “gostaria de ver no planejamento Niterói 450, um projeto amplo para a solução em definitivo dos alagamentos na cidade.”

Até o momento, as sirenes de Jurujuba, do Morro do Estado e Santa Bárbara foram acionadas e não houve registros de feridos. Agentes da Defesa Civil, Samu, Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Administração Regional de Jurujuba, e do Núcleo Executivo do Baldeador, Caramujo, Maria Paula e Santa Bárbara estão orientando a população nos locais. Há registro de transbordamento do Canal de São Francisco. A Av. Roberto Silveira e diversas ruas de Icaraí ficaram completamente alagadas com pessoas se arriscando para chegarem em suas casas.

O Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) é um ponto de apoio na região de Jurujuba. Os moradores que estiverem em área de risco, podem se dirigir ao local (Rua Carlos Ermelindo, 34 – Jurujuba). A equipe da Administração Regional de Jurujuba está a postos para dar todo o apoio necessário. Aproximadamente 10 pessoas da equipe foram capacitadas e fazem parte do grupo de voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec), capacitados pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia.

Agentes da Prefeitura, entre Defesa Civil, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretarias de Conservação e Serviços Públicos, Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e de Assistência Social estão atuando nas ruas de Niterói. A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) está com operadores nas ruas orientando os motoristas e atuando nos desvios necessários. Há equipes em São Francisco, Parque da Colina (Pendotiba), Largo da Batalha, Alameda São Boaventura, Centro e Icaraí.

Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água.



Sistema Municipal de Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.