Polícia

Polícia realiza operação em Niterói contra esquema de pirâmide financeira

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Policiais civis da Delegacia de Defraudações (DDEF) cumprem, nesta quarta-feira (01/02), um mandado de prisão e 11 de busca e apreensão contra um esquema de pirâmide financeira. De acordo com a Polícia Civil, dezenas de vítimas foram lesadas, gerando prejuízo de milhões de reais. Até o momento, um ex-dirigente do Botafogo de Futebol e Regatas foi preso, documentos e aparelhos eletrônicos foram apreendidos. Ele que já presidiu o Conselho Fiscal do Alvinegro, foi preso em Piratininga, Região Oceânica de Niterói.

Segundo as investigações, o esquema criminoso oferecia supostos investimentos com promessa de alta rentabilidade em aplicações de capital, em criptomoedas e na bolsa de valores.

Os integrantes da quadrilha utilizavam duas empresas e prometiam altos lucros às vítimas, em sua maioria servidores públicos e militares. Em contrapartida, os criminosos exigiam que os clientes firmassem um contrato de prestação de serviços com previsão de alta taxa de retorno sobre o total do valor aplicado.

Nos primeiros meses, as vítimas recebiam os percentuais prometidos, mas depois as parcelas não eram pagas, caracterizando o denominado golpe da pirâmide financeira.