Política

Caio Martins: "nós temos que agir rápido"

Complexo Esportivo Caio Martins
Complexo Esportivo Caio Martins
O vereador de Niterói, Fabiano Gonçalves, se comprometeu em agir rápido

O histórico Estádio Caio Martins, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, deixou nesta quarta-feira (1º) oficialmente de estar concedido ao Clube Botafogo de Futebol e Regatas. Na última sexta-feira (27), o presidente do Botafogo, Durcesio Mello, havia confirmado o término do vínculo iniciado em 1988.

O Complexo Esportivo Caio Martins pertence ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Suas dependências contam com piscina, ginásio multiuso, três quadras poliesportivas externas, além de um campo de futebol, que estava até esta terça-feira (31) sob a cessão do Botafogo de Futebol e Regatas. Na cidade, o Caio Martins, que está localizado no coração de Icaraí, também é conhecido por sua tradição em sediar jogos, abrigar competições e apresentações esportivas e culturais.

O vereador de Niterói, Fabiano Gonçalves, se comprometeu nesta quarta-feira (1º) em agir rápido, “A história terminou hoje, o estado do Rio não renovou a concessão com o Botafogo, e nós como moradores de Niterói temos que lutar para que este espaço seja nosso, o que é nosso direito. Amanhã já vou conversar com o prefeito, nós temos que agir rápido. Ao longo dos 35 anos de sessão do Caio Martins para o Botafogo nós não vimos praticamente nenhum tipo de investimento neste espaço.”

O deputado estadual eleito Vitor Junior anunciou que montará uma comissão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para ouvir a população e estruturar propostas para a utilização do Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói.

O objetivo é que o Caio Martins, espaço que tem tradição e é reconhecido pelos moradores na cidade, continue sendo um equipamento público de incentivo ao esporte. De acordo com o deputado de Niterói, o relatório do trabalho será entregue ao governador Cláudio Castro e ao prefeito de Niterói, Axel Grael, que estudarão a melhor forma de gerir o complexo esportivo. “Acredito no esporte como instrumento de inclusão social e de promoção da saúde. É fundamental criar ações que promovam o acesso à prática esportiva para o desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos. O esporte tem um efeito transformador. E não podemos esquecer que Niterói tem uma forte tradição nos esportes”, disse o deputado.

Vitor Junior lembrou ainda que, nos últimos anos, a gestão municipal realizou importantes investimentos em políticas de iniciação esportiva, como a implantação do Parque Esportivo do Caramujo, na Zona Norte de Niterói, e está tirando do papel o projeto do Parque Poliesportivo da Concha Acústica, em São Domingos.